Fotógrafo: João Carlos
19/03/2014 - 04h28
Educação no Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes deu início a 12ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), nessa terça-feira (18), no Centro Internacional de Convenção Doutor Nelson Barbieri.
O vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz, representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento que contou com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Trovatti, do distrito de Bueno de Andrada e do Centro de Educação Complementar Aléscio Gonçalves, do Jardim Pinheiros.
Coca Ferraz ressaltou o apoio do prefeito no projeto de remodelação dos principais corredores e sistemas viários da cidade que visa melhorar o trânsito e proporcionar mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.
“Nossa atuação à frente da Mobilidade Urbana tem três pontos fundamentais: engenharia com instalações de modernos semáforos, placas de sinalização e gestão; o esforço legal, que envolve a fiscalização e punição aos infratores e a educação para o trânsito por meio de palestras e publicações de jornais e outdoor”, relatou Coca.
O Consetrans motiva os estudantes a elaborar peças educativas nas categorias redação, poesia, maquete, músicas, cartaz, pintura e colagem, história em quadrinhos e artes plásticas. “Os estudantes também passam a ser multiplicadores das campanhas educativas em casa e com os amigos”, esclarece Coca Ferraz.
O representante da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana, destacou a importância da educação para os jovens. “É importante respeitar as regras, pois a educação é a base do triângulo composto ainda pela engenharia e fiscalização”, enfatizou Santana.
Para o superintendente regional do Detran, Eduardo Gianetti, o Consetrans é uma importante ação para diminuir os números de acidentes no País por meio da educação de jovens.
A entrega dos trabalhos está agendada para o período de 25 a 29 de agosto de 2014, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Secretária de Trânsito e Transporte. A premiação no dia 23 de setembro deste ano.
Também prestigiaram o evento o vereador Aluisio Braz (Boi), os secretários José Antonio Spera (Segurança), Arary Fereira (Educação), Renato Haddad (Cultura) e José Carlos Porsani (Desenvolvimento Social); o major da Polícia Rodoviária Robson Douglas Souza; o coordenador da Guarda Civil Municipal, Marcos Roberto da Silva; o coordenador de Trânsito, coronel João Alberto Nogueira e diretoras das escolas municipais e centros de educação e recreação.
Vencedores
Estudante do 1º ano do ensino médio, o jovem Davi Parca Bezerra, de 14 anos, venceu a categoria redação no ano passado. “Meu pai sempre me alerta para os cuidados no trânsito e principalmente respeitar as regras. São detalhes simples que podem salvar vidas, como não estacionar próximo a hidrantes e sempre olhar atentamente para os lados”, resume Davi.
Os alunos Alexandre Ferraz Trovatti e Rafael Henrique Nunes da Silva, do 8º e 9º ano, interpretaram a paródia Fugidinha, de Michel Telo, com a qual conquistaram o segundo lugar em 2013.
“Participar é o mais importante”, ressalta a aluna Nadia Gabriela da Silva, 12, do CEC Aléscio Gonçalves. “Pretendo concorrer nas categorias música, redação e maquete, as mesmas em que me inscrevi no ano passado. Eu gosto de participar”, disse.