Araraquara lança Cadastro da Pessoa com Deficiência

Fotógrafo: Sergio Pierri
19/03/2014 - 04h29

Araraquara realizou na manhã desta terça-feira (18), no Paço Municipal, o lançamento do Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência, que consiste em um banco de dados com informações sobre a pessoa com deficiência que mora na cidade ou região.

O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, e também do vice-prefeito Coca Ferraz, agradeceu o empenho da assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Márcia Ferreira Lucas, na elaboração do Cadastro.

O prefeito enfatizou que o Cadastro irá proporcionar a proteção de direitos e benefícios, como cotas de moradia, INSS (benefício LOAS e/ou aposentadoria por invalidez), transporte público adaptado, inclusão escolar, passe-livre interestadual, lei de cotas trabalhistas (banco de currículos encaminhados às empresas parceiras), isenção de IOF, IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos – entre outros.

“Agora, Araraquara tem uma ferramenta para garantir os direitos fundamentais às pessoas com deficiência. Hoje é um dia marcante na busca da igualdade das pessoas”, destacou Marcelo.

A vereadora Edna Martins, representando a Câmara Municipal, afirmou que o lançamento do Cadastro é um momento nobre para a cidade. “É um grande passo dado pelo governo Marcelo Barbieri: é um passo para tirar a invisibilidade das pessoas com deficiência e acabar com o preconceito”. A vereadora disse que o Cadastro irá possibilitar a identificação de problemas para a elaboração de políticas públicas que melhorem a vida dessas pessoas. “Temos que resgatar essa dignidade de enxergar as pessoas como iguais, mesmo sendo diferentes”.

Os vereadores Adilson Vital, Aluisio Braz, Doutor Helder, Elias Chediek, Farmacêutico Jeferson Yashuda, Jair Martineli, Juliana Damus, Rodrigo Buchechinha, Roberval Fraiz e Tenente Santana também prestigiaram o evento.

A assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Márcia Lucas, lembrou que a idéia é criar autonomia, independência e segurança. “O Cadastro irá trazer informações precisas e reais dos seres humanos com deficiência. Será possível realizar o reconhecimento das diversas dificuldades enfrentadas por esta população, traçando projetos e ações voltados para cada tipo de deficiência e, consequentemente, melhorando os atendimentos”, reforçou.

Muito emocionada, Márcia – mãe de gêmeas com deficiência - disse que acaba de realizar um sonho. “Não é um sonho de assessora, é de mãe”, disse ela com os olhos embargados.

“É um ganho muito grande para todos. É o reconhecimento da cidade para a pessoa com deficiência. O Cadastro é o órgão oficial do município para atendimento a pessoas com qualquer tipo de deficiência”, finalizou o prefeito Marcelo, antes da apresentação do Instituto de Cegos Santa Luzia.

A participação dos grupos APAE, Conviva Down, Para-DV, Instituto de Cegos Santa Luzia, UDEFA também movimentou o lançamento do cadastro. Secretários municipais, autoridades e população também acompanharam o evento.

Cadastro

Para cadastrar-se, a pessoa com deficiência deverá apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, cartão SUS, comprovante de endereço, comprovante de renda e laudo médico com CID.

O cadastro pode ser efetuado no Posto de Saúde mais próximo da residência da pessoa, na Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência, nas UPAs ou até mesmo pelo site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

O prefeito Marcelo solicitou o apoio de toda a comunidade araraquarense e da região, a fim de que a população seja alertada sobre o Cadastro para que as pessoas com deficiência efetivem seu cadastramento.

A Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência está localizada à Avenida Espanha, nº 551, no Centro de Araraquara. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3334-7900.