Fotógrafo: João Carlos
19/03/2014 - 04h33
Recepção
A equipe da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” e a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, recepcionaram, na manhã deste domingo (16), os 98 novos alunos que farão parte do grupo no ano letivo de 2014.
O evento, que teve como objetivo principal apresentar os profissionais, instalações e projeto pedagógico da escola aos alunos e familiares, contou também com cinco apresentações de dança estreladas pelos alunos do Núcleo de Formandos e Formados da EMD nas modalidades Balé Clássico, Dança Contemporânea e Teatro.
“É sempre uma alegria receber as crianças, pois vemos a evolução deles ao longo dos seis anos em que ficam na EMD, e o quanto aprendem não somente a técnica da dança, que pode levá-los a uma carreira profissional na área, mas aprendem também a exercer a cidadania, respeitar as diferenças, e se tornar pessoas melhores”, afirmou a secretária da Educação.
“Recebemos depoimentos muito positivos dos pais que nos relatam o quão enriquecedora é a experiência dos filhos na Escola Municipal de Dança. Por estas manifestações, temos certeza de que os investimentos que o prefeito Marcelo Barbieri tem feito no Programa de Educação Integral do Município trarão retorno para o futuro desses jovens cidadãos”, declarou Arary.
Emoção
Entre as apresentações realizadas pelos alunos do Núcleo de Formados e Formandos da EMD, a do estudante Felipe chamou a atenção.
Ele é o mais velho de quatro irmãos e inspirou os mais novos na paixão pela dança. Em sua apresentação “Seis anos de Aprendizado”, criada com supervisão do professor Carlos Fonseca para o trabalho de conclusão de curso (TCC), Felipe contracenou com os três irmãos uma coreografia emocionante que homenageou a Escola.
A mãe do aluno, Michele, destacou a persistência do filho, que hoje quer seguir carreira na dança.
“Muitas vezes pensei em tirar o Felipe da EMD porque achava cansativo ele acordar cedo e depois ir à escola regular, mas sua alegria ao chegar em casa contando que tinha aprendido algo novo, conhecido pessoas novas, me motivava a não fazê-lo desistir”, declarou Michele.
“Inspirados pelo irmão, minhas filhas e agora meu filho caçula também pediram para fazer parte da “Iracema”, e hoje todos são alunos daqui. Agradeço muito a toda equipe da EMD, que é a família que meu filho formou, e à Prefeitura, pelo privilégio de ter um trabalho tão lindo à disposição da população”, afirmou a mãe de Felipe.
A Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira é uma das nove unidades que compõem a rede de Educação Integral da Prefeitura de Araraquara, e recebe hoje cerca de 400 estudantes no contraturno do ensino regular.