Reunião discute situação de travestis no Martinez

21/03/2014 - 03h04

Na última terça (18), o assessor municipal de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Paulo Tetti, esteve reunido com uma equipe de trabalho a fim de discutir a situação dos travestis no Jardim Martinez.

Alguns moradores do bairro têm reclamado da sujeira deixada pelas travestis nas ruas e também pela exposição delas diante do grande trânsito na avenida em que ocupam, causando constrangimento para quem passa pelo local.

A reunião foi acompanhada por: José Antônio Spera, secretário municipal de Segurança Pública; a secretária municipal de Articulação Institucional e Participação Popular, Silvia Brunetti; Alexandre Pomponi, gerente da Secretaria Municipal de Segurança Pública; Agnaldo Martins, coordenador de articulação institucional; o vereador Adilson Vital e seu assessor Ricardo Frederico; o morador do Martinez, Milton Rui Pirolla Junior; e a travesti Jéssica Borges.

“A idéia é fazermos uma reintegração e socialização com as travestis”, conta Tetti. Ele explica que o objetivo é realizar um trabalho de socialização junto ao CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal da Saúde. “O CTA já faz um trabalho com as travestis, quinzenalmente, com a distribuição de preservativos e alertas sobre DST’s. Agora, além deste trabalho de prevenção, queremos realizar a socialização, com foco na higiene e no descarte de lixo”.

Uma das idéias é a distribuição de panfletos que alertem para os riscos que o descarte errôneo de lixo pode causar. Tetti aponta que o grupo estuda uma forma de fazer com que o lixo seja descartado corretamente pelas travestis para não haver acúmulo na avenida.

“Já fazemos um trabalho de conscientização com as travestis, para não ficarem tão expostas. Isto implica em segurança também para elas. É preciso respeito para que elas sejam também respeitadas”, lembra o assessor.

“Queremos investir na formação, pois as travestis estão muito expostas, inclusive às doenças. A Guarda Municipal tem nos ajudado também com o trabalho de sensibilização. Nosso próximo passo é fazer uma reunião com a Polícia Militar, a fim de que se integrem ao trabalho que vem sendo feito de sensibilização”, finalizou Tetti.