Cultura no Samba comemora o mês da mulher na sexta (28)

Fotógrafo: João Carlos
26/03/2014 - 03h05

Cultura no Samba

Na sexta-feira (28), a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart realizam mais uma edição do projeto Cultura no Samba. A edição de março presta uma homenagem às mulheres, com show gratuito a partir das 17h30, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva.

Para reverenciar a homenagem às mulheres, o Cultura no Samba apresenta as “Musas do Samba”, com a participação das cantoras Bel Souza, Bia Macedo e Lucia Reino.

O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, lembra que o Cultura no Samba visa abrir espaço para a manifestação do samba tradicional e especialmente para os artistas araraquarenses, proporcionando momentos de descontração por meio da boa música brasileira. “Nesta edição homenageamos as mulheres e trazemos a qualidade das sambistas da cidade para um show que deve ser marcado pela emoção e descontração”.

Bel Souza, uma das atrações – é famosa chefe de Copa há 22 anos na Câmara Municipal de Araraquara - canta desde criança, mas profissionalmente há dez anos. Tudo começou quando participou de um programa de rádio e TV, na época que o Karaokê estava em evidência, onde se classificou para a final.

Logo depois surgiu o convite para participar como vocalista na Banda Zulú Jazz, de Beto Oliveira. Foi aí que entendeu que a música era inerente à sua vida e não parou mais de cantar. Passou a se apresentar em diversos eventos.

Já a paraibana Bia Macedo, de João Pessoa, foi radicada no interior de São Paulo, mais especificamente em Tietê. Começou a estudar canto lírico na adolescência e violão, porém cantar foi seu ofício. Sua maior influência foi seu avô materno - violeiro, repentista e poeta – com quem, ainda criança, habituou-se a ouvir poesias, cordéis e repentes. Pois foi ainda criança que Bia teve a primeira certeza de sua vida: seria cantora.

Formada em Comunicação, com habilitação em Radialismo, Bia tem atuações em locuções, jingles e vinhetas. Apresentou-se com grandes nomes da nossa música popular brasileira, como: Fagner, Zélia Duncan, Aguinaldo Rayol, Rosa Maria, Benito di Paula e outros.

Por fim, a cantora Lúcia Reino, que descreve a música como sendo “parte de sua vida”. Seu gosto musical também se formou ainda na infância por influência de seu pai. Lúcia começou a cantar em igrejas e, com o passar do tempo, fez da música sua profissão e em 2006 lançou seu primeiro álbum.

Sua paixão por MPB e samba foi influenciada por grandes ícones da música, como: Beth Carvalho, Gal Costa, Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia - entre outros.

O Cultura no Samba vem celebrando uma formação de público cativo e animado, assim como a oportunidade aos sambistas da cidade de se destacarem na cena musical da cidade. O projeto, que iniciou suas atividades em 2009, tem edições mensais e conta com diversos shows de bandas e artistas locais.

O Palacete das Rosas está localizado no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O endereço é Rua São Bento, nº 794. Vale destacar que a entrada do evento é gratuita.

 

SERVIÇO:

Cultura no Samba apresenta “Musas do Samba”, com: Bel Souza, Bia Macedo e Lucia Reino

Local: em frente ao Palacete da Esplanada das Rosas (Rua São Bento, 794 – ao lado da Prefeitura - Centro)

Data: sexta-feira (28 de março)

Horário: 17h30

 

Entrada franca