Maior linha do metrô da Coreia é modelo para futuro trem de superfície em Araraquara

Prefeito conhece linha sul-coreana de metrô que tem 27 quilômetros, transporta 400 mil pessoas por dia e é administrada via PPP

27/03/2014 - 21h26

Trem de superfície

O prefeito Marcelo Barbieri visitou nessa quinta-feira (28), em Seul, a linha 9 do metrô, considerada a mais moderna da capital sul-coreana. A linha possui 27 quilômetros de extensão e é a maior de toda a rede metroviária do País. 

Somente esta linha de Seul, que é administrada pelo sistema PPP (parceria público-privada), transporta cerca de 400 mil pessoas por dia oferecendo um “serviço de grande qualidade e eficiência”, segundo o prefeito.

Acompanhado do presidente da linha 9, Jae-Sook Choi, Marcelo ressaltou a importância deste serviço de trens, cujos carros foram produzidos pela Hyundai, multinacional sul-coreana que atua também no Brasil. 

Marcelo destacou os serviços de manutenção da linha 9 através da parceria público-privada e a possibilidade da instalação de uma linha de metrô de superfície em Araraquara, também no sistema PPP. O metrô de superfície será possível no futuro Parque dos Trilhos, após a retirada das linhas de trens da região central com a conclusão das obras do entorno ferroviário.

Marcelo viajou à Coreia do Sul no sábado (22) como integrante oficial de uma comitiva brasileira convidada pela Hyundai Rotem. A multinacional irá atuar em Araraquara, em parceria com a Iesa, na fabricação de trens. 

Missão 

O objetivo da viagem, segundo o prefeito, é fortalecer a vocação de Araraquara como polo ferroviário, especialmente pela sua localização estratégica, e atrair novos investimentos para a cidade. Na terça-feira (25), Marcelo visitou as instalações sul-coreanas da própria Hyundai Rotem. 

Já na quarta-feira (26), ele esteve em Uiwang, no maior polo ferroviário da Coreia do Sul. Após encontro com o prefeito Kim Sung-Jei, Marcelo disse que Uiwang tem interesse em cooperar com Araraquara no setor ferroviário, em parceria com o Senai. 

Em sua viagem, Marcelo está acompanhado pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins e pelo diretor do Senai Araraquara, Paulo Sassi; além do presidente da Iesa, Ricardo Woitowicz; do executivo da Ybaio, Young Moo Park; e de outros empresários brasileiros. 

Logística 

Ainda segundo Marcelo, a viagem também visa fortalecer a vocação de Araraquara a partir de sua localização geográfica e vocação logística e do grande desenvolvimento econômico. 

A cidade já virou alternativa no segmento ferroviário por receber a parceria Iesa/Hyundai Rotem para a fabricação de trens metropolitanos para as cidades de São Paulo e Salvador (BA).