Durante esta semana, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia aborda os chamados anos de chumbo no Brasil
01/04/2014 - 04h16
Até esta quinta-feira (3), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Araraquara, realiza a ‘Semana Resistência e Memória: 50 anos do Golpe Militar’, com apresentação de mesa redonda e exibição de filmes seguidos de debates, palestras e sarau temático.
Durante o evento, também serão abordados temas como o ‘milagre econômico’, focado principalmente entre os anos de 1968 e 1973, e a censura aos meios de comunicação, além de apresentada exposição de fotos do período.
Com abertura na segunda-feira (31), a programação segue nesta terça (1º), às 14h30, com a exibição de ‘O que é isso, companheiro’, na sala Ato 1. O filme de 1997, dirigido por Bruno Barreto, é baseado em livro homônimo de Fernando Gabeira e tem a participação de grandes atores, como Fernanda Torres e Matheus Nachtergaele.
O filme conta a história, verídica, do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, pelos guerrilheiros do MR8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e da ALN (Aliança Libertadora Nacional), grupos de esquerda que, a exemplo de vários outros, lutavam contra os militares no poder.
Na quinta-feira, também às 14h30, na mesma sala, será exibido ‘Marighella’, documentário de 2011, que narra a história do líder comunista e parlamentar Carlos Marighella, vítima de prisões e torturas durante o governo militar.
Também autor do Manual do Guerrilheiro Urbano, Marighella foi considerado o inimigo número um da ditadura. A discussão sobre o filme será intermediada pelo professor Marcelo Henrique Militão Dib.
Outros debates
Ainda na quinta, o IFSP Araraquara fechará a programação sobre os 50 anos do golpe a partir das 8h, no pátio do Campus, com a palestra ‘Reserva de Mercado e Tecnologia’, ministrada pelo professor Décio Lago.
A palestra, que abordará a tentativa militar nacionalista de criar uma indústria de informática nacional, seus erros e acertos, será destinada principalmente aos alunos dos cursos superiores de mecatrônica e análise, e de desenvolvimento de sistemas.
E às 10h, também no pátio, haverá o sarau temático ‘Cultura e Resistência na Ditadura Militar’. O sarau terá mostra de músicas, imagens e outras mídias que retomam a vivência e a produção cultural de resistência ao regime ditatorial.
O evento será direcionado a alunos, professores e servidores do Campus, convidados a apresentar poemas, músicas e esquetes sobre o tema e a participar de um debate na sequência.