Fotógrafo: João Carlos
01/04/2014 - 04h17
Araraquara receberá a caravana do Sebrae Móvel nos dias 4 e 5 de abril, das 9h às 17h, na Praça Santa Cruz. Esta atividade faz parte da programação da 6ª Semana do MEI (Microempreendedor Individual), realizada em todo o País. A Prefeitura é parceria do evento e estará presente com a Sala do Empreendedor.
Durante esta semana, a unidade do Sebrae-SP em Araraquara, na Via Expressa, terá ainda uma programação gratuita especialmente para atender o MEI de toda a região.
O MEI poderá participar de palestras, oficinas, orientação e atendimento gratuito do Sebrae e de diversos parceiros com serviços.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, as atividades da 6ª Semana do MEI auxiliam os novos empreendedores. “O Sebrae, com essa série de atividades, incentiva a formalidade, o que gera benefícios sociais para os empreendedores, tais como o direito a aposentadoria, auxílio maternidade e mais recursos para investimentos”, destaca.
A categoria do MEI foi criada para incentivar os pequenos negócios. Com a formalização, o profissional pode emitir nota fiscal, ampliar o mercado de atuação, ser mais competitivo e obter mais lucro, além de garantir direitos previdenciários, destaca o gerente regional do Sebrae-SP em Araraquara, Daniel Palácio.
A região de Araraquara tem hoje 11 mil MEIs formalizados; mais de 4 mil só no município. O evento também é uma oportunidade para quem deseja montar um negócio próprio e para empresários já estabelecidos buscarem informações atualizadas para melhorar a gestão.
MEI
Para ser microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. A lista de atividades enquadradas no MEI é grande e está disponível para consulta no portal do empreendedor: www.portaldoempreendedor.gov.br
Exemplos de segmentos de atuação que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, cabeleireiros, manicures, entre outros.