Fotógrafo: João Carlos
01/04/2014 - 04h19
Duplicação da Abdo Najm
O trecho duplicado da via de acesso Abdo Najm, entre o Jardim Santa Júlia e o viaduto da SP-255, no bairro Vila Aparecidinha, na Zona Leste de Araraquara, está na fase de acabamento com plantio de grama no canteiro central e construção de calçadas de passeio.
O investimento de R$ 8, 1 milhão é oriundo do Governo Estadual e contrapartida do município e contempla 2,2 quilômetros de duplicação com acostamentos, calçadas, canteiro central, ciclovia, infraestrutura nas travessias do ribeirão do Ouro, córrego dos Vieira e dispositivo viário.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, o apoio do governador Geraldo Alckmin e o empenho do deputado estadual Roberto Massafera foram fundamentais para revitalizar a entrada da cidade pela Vila Xavier.
“Esta via é uma importante porta de entrada de Araraquara pelos bairros Parque São Paulo, Gramado, Condomínio Satélite e Vila Aparecidinha. Além disso, também facilitará o acesso à fábrica da Randon, graças ao incentivo do governador Alckmin e do deputado Massafera”, afirmou o prefeito.
Nessa segunda feira (31), a empresa contratada para a obra completou 530 metros lineares de calçadas de passeio no sentido bairro-rodovia. No sentido contrário, a duplicação com barreira New Jersey está pronta no trecho entre o viaduto da SP-255 e a rotatória do Parque São Paulo.
Os serviços de pavimentação estão concentrados nas entradas do Parque São Paulo e do Parque Gramado. Cerca de 40 funcionários atuam em diversas frentes, como operação de máquinas, compactação de solo, construção de calçadas, paisagismo, drenagem e pavimentação.
Mesmo com toda movimentação, o tráfego na Abdo Najm não chegou a ser interrompido desde o início da obra, em agosto de 2013. No momento, os serviços prontos atingem 75% do projeto.
Drenagem eficiente
As travessias do ribeirão do Ouro e do córrego dos Vieira na altura da Abdo Najm tiveram os antigos tubos de 1,5 metros de diâmetro substituídos por aduelas pré-moldadas de 3 metros de altura por 3 metros de largura.
No rio do Ouro, foram edificadas 4 aduelas em paralelo e vazão da água foi ampliada em cinco vezes com relação ao nível anterior. Já nos Vieira, uma aduela foi suficiente para evitar as enchentes.
Com o final do período das chuvas em abril, a construtora edificará as paredes de proteção e a base de dispersão nos pontos de travessias.
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) constrói as novas redes de esgotos no entorno das rotatórias.