Apresentação das premiadas meninas do choro será no dia 6 de abril, no Sesc Araraquara
Fotógrafo: João Carlos
01/04/2014 - 19h27
Choro das 3
O premiado Choro das 3, das jovens irmãs Corina, Lia e Elisa, está de volta a Araraquara no dia 6 de abril. Desta vez, o show especial é no Sesc, com entrada gratuita, às 16h. Mais uma vez, as “meninas do choro” prometem encantar os fãs da boa música instrumental, revelando ao público toda a genialidade de um dos mais importantes e autênticos gêneros musicais do Brasil. No palco do Sesc, as meninas vão apresentar os sucessos do CD “Boas Novas”, o mais recente trabalho do grupo lançado em 2013, nos Estados Unidos, e que tem percorrido o Brasil em um turnê de sucesso.
Conciliando a agenda de shows no Brasil com uma intensa dedicação às novas gravações no estúdio da Macolé (selo criado pelo Choro das 3), as meninas já se prepararam para a nova turnê no exterior, no segundo semestre deste ano, além do lançamento de um novo álbum que promete uma surpresa para os amantes da boa música instrumental brasileira.
O SHOW – O CD Boas Novas lança luz à produção de compositores de todas as idades e influências, cuja produção de alta qualidade ainda estava distante do grande público. Por isso, a proposta do novo CD foi a de reunir apenas músicas inéditas cujos autores são compositores vivos, mostrando que o choro continua atual e é renovado todos dias, cada vez que alguém se propõe a compor uma nova peça ou interpretar algum grande sucesso.
Todas as 14 faixas de Boas Novas são inéditas e foram compostas pelo grupo e por seus amigos e mentores, cujas participações especiais trazem brilho e emoção a este novo trabalho. Este CD, por exemplo, marca a estreia do chorão Angelo Muraro, um notável cavaquinista do interior paulista (natural de Sorocaba), que aos 78 anos nunca havia gravado um disco, apesar de toda sua dedicação à música brasileira.
O trabalho, gravado nos estúdios da Macolé, reúne ainda outros apaixonados pelo choro, como Antonio Gallani, Arnaldinho, Fernando Brandão, Pacco, Pacheco, Paulo Fasanaro e Zé Barbeiro. As próprias irmãs do Choro das 3 marcam presença como compositoras no novo CD: Elisa, nas faixas Carijó, Ibirapuera e Dias de Verão; já a música Saideira foi composta a seis mãos, reunindo ao mesmo tempo o talento de Elisa, Lia e Corina. “Todas as músicas são novas, mas elas nos emocionam da mesma maneira que os deliciosos choros de Pixinguinha, Jacob e Ernesto Nazareth”, explica a flautista Corina.
Sobre o Choro das 3
Em 10 anos de carreira, reconhecidas em todo o Brasil, as meninas do choro “cresceram”, chegaram ao terceiro CD e agora se preparam para novos lançamentos e turnês em 2014. Elas ganharam o país em 2008 com o álbum “Meu Brasil Brasileiro, lançado pela Som Livre. Por este trabalho, foram premiadas pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), como Melhor Grupo de Música Popular. Em 2012, lançaram nos Estados Unidos (e depois no Brasil) o disco “Escorregando”, título que marcou a estreia do selo Macolé e da carreira internacional do Choro das 3.
A flautista Corina, é a precursora do grupo, e no CD Boas Novas exibe todo seu domínio na flauta e flautim, ao lado de Lia, no violão sete cordas, e de Elisa, que além de compositora toca bandolim, banjo, clarinete e clarone, sempre acompanhadas pelo pandeiro de Eduardo Ferreira, pai das irmãs.
Desde crianças, Corina, Lia e Elisa vivenciam a música, graças a influência mais que positiva dos pais Cristina e Eduardo Ferreira. Não demorou muito para que Corina mostrasse sua vocação tocando flauta, arrebatando também as irmãs mais novas. Logo o interesse pelo gênero musical por parte de meninas começou a ser aperfeiçoado durante a frequência das rodas de choro na cidade de São Paulo.
Foi em um destes encontros que Lia conheceu e se encantou com o violão de 7 cordas, hoje marca registrada da irmã do meio que perpetua a tradição de toda uma escola de violonistas brasileiros. A irmã caçula, Elisa, ingressou no mundo da música com oito anos e exibe múltiplos talentos: além de tocar bandolim, clarinete, banjo e piano, ela assumiu outro papel no grupo, o de compositora. Com apenas nove anos escreveu “Bolinha de Gude”, música que integra o CD Meu Brasil Brasileiro.
Serviço:
Dias: 6 de abril de 2014
Local: SESC ARARAQUARA - Rua Castro Alves, 1315 - Vila Bela Vista,
Horário: 16h
Ingressos: GRÁTIS