Tenente Santana sugere que caixas eletrônicos sejam esvaziados contra ataques

03/04/2014 - 02h19

Caixas Eletrônicos

Planos ousados. Quadrilhas armadas com pistolas semiautomáticas, metralhadora e até fuzil. Veículos rápidos para fuga. Ferramentas e explosivos. Intimidações e tiros na direção de policiais e que podem atingir moradores próximos. Essa vem sendo a rotina de casos envolvendo ataques a caixas eletrônicos em inúmeras cidades brasileiras. Até por isso, buscando minimizar essa sensação de insegurança, o vereador Tenente Santana (PSDB) propôs um requerimento buscando o desabastecimento noturno das máquinas contra esses ataques. 

“Há pouco tempo eu comentei com o comandante do Batalhão da Polícia Militar sobre uma matéria que vi na televisão em que os ladrões acabaram presenciando a chegada de um veículo e atiraram. A minha preocupação é com o cidadão de bem. Imagina você está na madrugada indo um Pronto-Socorro, farmácia ou até mesmo passeando acaba sendo alvejado”, diz o vereador lembrando que essa é também uma preocupação dos policiais que fazem esse patrulhamento. “Tirar dinheiro do caixa eletrônico à noite já ficou perigoso.” 

A proposta do parlamentar é oficiar os gerentes de todos os bancos para que abasteçam os terminais pela manhã e retirem o dinheiro dos caixas eletrônicos com maior vulnerabilidade no final da tarde buscando desestimular alguma ação criminosa e a presença de quadrilhas em Araraquara. No documento, Tenente Santana cita exemplos práticos registrados pela polícia em outras cidades paulistas como Pardinho, na região de Sorocaba, e Torrinha, próxima a Bauru, em que bandidos atiraram contra veículos particulares e viaturas. 

Em Araraquara, já houve ataques contra terminais instalados na rua, em postos de combustíveis e até na Rodoviária. Ações já foram adotadas em outras cidades brasileiras. Em Patos de Minas, desde fevereiro, um banco decidiu reduzir o horário de funcionamento dos terminais de autoatendimento funcionando somente no horário de expediente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em todo o Estado de São Paulo, somente em janeiro e fevereiro, foram registrados 35 roubos a banco. A SSP não informa os casos de furtos.