Gramados e sala de aula

Zagueira Marina inicia mestrado na Uniara

04/04/2014 - 02h37

Quando não está dentro de campo, a zagueira afeana Marina Aggio está dentro da sala de aula. A atleta, já graduada em Educação Física, iniciou este ano o mestrado profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Uniara.

Marina ainda não definiu seu objeto de estudo, mas a temática não poderia ser diferente: futebol feminino. “No Brasil, infelizmente são grandes as diferenças entre homens e mulheres, inclusive no futebol. Como jogadora e educadora física por formação, sempre quis estudar mais a fundo a relação entre o esporte, as mulheres e a escola, que muitas vezes é onde tudo começa”, diz.

O vice-coordenador do mestrado em Educação da Uniara, Fábio Reina, conta que esta não é a primeira vez que a modalidade é escolhida para ser estudada. “Meu pós-doutorado, em 2011, foi relacionado ao tema. Apesar de poucos trabalhos, o estudo do futebol feminino é cada vez mais recorrente. Isso é fundamental para a quebra de tabus, para a desmistificação de algumas questões e para a mudança de comportamentos sociais”, explica. Fora da universidade, Reina também é fã da AFE. “Sempre que posso vou ao estádio. Tenho admiração e gosto muito de assistir aos jogos”.

O amor pelo futebol incentiva Marina. “Pesquisando, vou contribuir para o fortalecimento do futebol feminino. A modalidade precisa de pessoas que busquem soluções, e eu quero muito encontrá-las e aplicá-las”, afirma.