Prêmio do Fundeb incentiva assiduidade dos servidores

Educadores da rede municipal recebem o benefício anual em abril; faltas diminuíram principalmente no quadro de agentes educacionais

04/04/2014 - 19h53

O pagamento do prêmio anual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, que será pago aos educadores da Prefeitura de Araraquara no mês de abril, tem contribuído para diminuir o absenteísmo na rede municipal de ensino.

De acordo com a Gerência de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal da Educação (SME), 1.586 profissionais serão contemplados com o benefício neste ano, cerca de 10% a mais que em 2013. O critério mais utilizado para o pagamento do prêmio é a assiduidade.

Na avaliação da Secretaria de Educação, o aumento do número de beneficiados é uma grande conquista. O dado revela que os servidores estão fazendo um esforço maior na questão da presença na escola, o que resulta em benefícios não somente para eles, mas para toda a comunidade escolar.

Segundo a Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira da SME, a assiduidade é avaliada no período de um ano e foi concluída no mês de março, quando é fechada a folha de pagamento do mês de abril, data para o depósito do benefício.

O prêmio do Fundeb foi instituído pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2012 e implantado pelo então titular da Pasta Nino Mengatti, hoje secretário de Governo, e mantido pela atual secretária Arary Ferreira. O prêmio tem a finalidade de compor o programa de incentivo à educação municipal, que visa qualificar o serviço educacional através de repasse financeiro anual aos profissionais.