Mais 485 chaves foram entregues pelo prefeito Marcelo Barbieri e pela Caixa Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida
Fotógrafo: Sergio Pierri
08/04/2014 - 23h21
Casa própria
Um clima de alegria e emoção marcou a região dos bairros Jardim Selmi Dei e Adalberto Roxo nesta terça-feira (8), quando o prefeito Marcelo Barbieri e o superintendente da Caixa Econômica Federal (Issac Samuel Reis) entregaram as chaves da casa própria a 485 famílias do núcleo Anunciata Palmira Barbieri, do programa federal Minha Casa Minha Vida.
A solenidade foi acompanhada de perto pelos familiares dos contemplados, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri; pelo vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana Coca Ferraz; pelos vereadores Aluisio Braz (Boi), João Farias, Elias Chediek, Edna Martins, Jair Martineli, Jeferson Yashuda, Doutor Helder, Tenente Santana e William Affonso; além de José Carlos Porsani, Geicy Sabonete; do gerente regional de Negócios da CEF, Sidney Petek; do padre Ronaldo Correia de Faria; e de secretários municipais.
“Esta é a entrega da segunda etapa de um dos projetos habitacionais mais importantes do interior paulista. Prefeitura, Caixa e Governo Federal estão garantindo moradia digna para 1.361 famílias, isso é um marco na história de Araraquara”, disse o prefeito Marcelo.
Ao destacar a importância do ato, realizado no próprio núcleo, o prefeito recomendou aos contemplados que “jamais deixem de pagar em dia as prestações e que nunca cedam ou aluguem para terceiros”.
Marcelo também destacou o apoio da Câmara Municipal ao projeto que isenta os moradores do pagamento do IPTU e a parceria com a CEF, que “oferece a milhares de famílias araraquarenses a oportunidade da realização do sonho da casa própria”.
O superintendente regional da Caixa Econômica, Isaac Samuel Reis, elogiou o governo do prefeito Marcelo pela parceria com o Governo Federal e pela entrega de mais um núcleo popular do Minha Casa Minha na cidade.
“Hoje é um dia especial para as 485 famílias que celebram a conquista”, disse Isaac. O superintendente também ressaltou a entrega do cartão Minha Vida Melhor, que permite a cada família investir até R$ 5 mil em móveis e eletrodomésticos com juros de 5% ao ano e prazo de pagamento de até 48 meses.
O secretário municipal de Habitação, Edélcio Tositto, resumiu que as chaves entregues “contemplam o direito de cada integrante das 485 famílias de se sentirem verdadeiros cidadãos araraquarenses”.
Recorde
Também o presidente da Câmara Municipal João Farias elogiou a política habitacional implementada pelo prefeito Marcelo nos últimos cinco anos. “Com certeza, ao término do seu mandato, o prefeito será lembrado como o governo que mais entregou moradias populares em Araraquara”, enfatizou.
As unidades foram destinadas a famílias com renda abaixo de R$ 1,6 mil mensais já selecionadas pela CEF. Com terreno de 200 metros quadrados, cada casa possui telhado refratário à luz para absorver melhor o calor, piso frio e azulejo na cozinha, além de 42 m² de área construída, entre outras melhorias, como toda a infraestrutura externa.
Mais emoções
“Ter minha própria casa para o resto da vida era tudo o que eu queria”, disse Maria Anunciata da Silva, que junto com o marido Adalberto de Oliveira representou os moradores na solenidade. Ambos comemoram o fim do pagamento do aluguel pela prestação menor da casa.
A dona de casa Paula Batista Ferreira, mãe de duas crianças, também comemorou o recebimento da chave. “Depois de muitos anos, finalmente consegui sair do aluguel”, afirmou.
“O sonho agora é realizado depois de muitos anos de luta para chegar neste momento”, ressaltou o azulejista Edimar da Silva Lopes, pai de quatro filhos, junto com a mulher Delma.
Para a dona de casa Manoela Maximino, separada e mãe de três filhos, foi “uma bênção conquistar a chave, após esperar por muitos anos”.
“Receber esta chave tem um significado especial para mim”, resumiu, emocionada, Maria José dos Santos, que foi acolhida pela Assistência Social e pela Secretaria de Habitação após ser encontrada embaixo do Gigantão.
Nova estrutura
O prefeito Marcelo já anunciou que vai instalar na região uma nova UPA e quatro creches, além de novas unidades de saúde. Também serão construídos com recursos federais uma nova escola, uma quadra coberta e um quiosque para atividades culturais. Um creche já está em obras e o posto de saúde do Adalberto Roxo será entregue no final do mês.
Além do Anunciata, o conjunto habitacional Romilda Tapareli, cujas 538 residências já foram entregues pelo prefeito Marcelo e pela CEF, e o Maria Helena Lepre, com 338 casas, que será entregue em breve, completam o total de 1.361 unidades habitacionais do programa federal construídas naquela região da cidade.