Fotógrafo: João Carlos
15/04/2014 - 02h55
Premiação
No último final de semana, um júri composto para a seletiva do XII Território da Arte selecionou e escolheu os premiados entre 145 obras participantes desta edição. O Território da Arte é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Com um total de 83 participantes – oriundos da cidade, região e outros Estados – foram selecionados 73 artistas e 120 obras para a mostra de artes plásticas.
A categoria Arte Acadêmica irá contar com 58 obras de 37 artistas, enquanto na categoria Arte Moderna e Contemporânea estão 55 obras de 32 artistas. Já em Perspectiva Futura foram selecionadas oito obras de cinco artistas.
O Território da Arte conta com as seguintes modalidades artísticas: Acadêmica, Moderna, Contemporânea e Perspectiva Futura, nas seguintes categorias: Pintura, Escultura, Desenho, Gravura, Fotografia, Objeto, Instalação, Novas Mídias e Intervenção Urbana.
Prêmios – O júri - formado por: Denize Quinsler, Hilton Grecco e Rosa Morena - selecionou as obras participantes e também as premiadas.
O Prêmio Aquisição Acadêmico (R$3 mil) irá para Douglas Okada, de Jaboticabal/SP, com a obra ”Breve Descanso”; enquanto o Prêmio Aquisição Moderno/Contemporâneo (R$ 3 mil) será dividido entre duas artistas de Araraquara: Marilda de Souza, pelo conjunto “As Lavadeiras” e “A Pensadora”, e Leila Penteado pelo conjunto “Endogenia I” e “Endogenia II”.
Já o Prêmio Incentivo Perspectiva Futura (kit de livros de arte e materiais artísticos) fica com Erica Zavanella Navarro, também de Araraquara, pela obra “Memórias Pantaneiras”.
O Prêmio Medalha de Ouro vai para Ernandes B. Silva, de Piracicaba, pelo conjunto das obras “Fim de tarde no pasto I” e “Fim de tarde no pasto II”; o Prêmio Medalha de Prata fica com Ronaldo Boner, de Araraquara, com a obra “Natureza Morta com Legumes”; e o Prêmio Medalha de Bronze será de Eduardo Borges de Araujo, de Piracicaba, pelo conjunto das obras “Onde o peixe para” e “Interior silêncio”.
Ainda, Lú Terra, de São Paulo, leva o Prêmio Destaque pelo conjunto das obras “Índia flor – Yanomami” e “Barco de Pescador”.
Território - O Território da Arte tem início no dia 08 de maio - com a entrega dos prêmios no Teatro Municipal, às 19h30 – e segue até o dia 20 de junho.
O gerente da casa da Cultura, Milton Najm, lembra que o legado artístico do pintor Candido Portinari é a referência desta edição. Sempre preocupado com a temática social em suas obras, o pintor alcançou fama internacional retratando a vida brasileira. Nesta edição, o conceito apresenta sua frase: “Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da arte”.
O Território da Arte tem como objetivo dar visibilidade a produção das artes visuais; estimular, promover e premiar o artista; e proporcionar ações educativas e formação de público.