Fotógrafo: Sergio Pierri
15/04/2014 - 02h57
Cidade
Na tarde dessa segunda-feira (14), o prefeito Marcelo Barbieri se reuniu com Silvio Prada e Márcio Santos, respectivamente presidente e diretor técnico da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara), e com o diretor de Produção da Viação Paraty, Antonio Donizeti Ruiz Duran, além do secretário municipal de Segurança Pública, coronel José Antonio Spera.
No encontro, realizado no sexto andar do Paço Municipal, foi debatida a retomada gradual do horário noturno das linhas da Paraty. Antonio Donizeti afirmou que a Paraty irá retomar paulatinamente o horário normal das linhas, visando atender os usuários.
As empresas que realizam o transporte coletivo em Araraquara foram vítimas de vandalismo na semana passada. A linha Ieda-Centro, da Paraty, e a linha Melhado-Imperador, da CTA, sofreram ações de vândalos e os crimes estão sendo investigados pela DIG – Delegação de Investigações Gerais de Araraquara. Segundo apurado até o momento, as ações contra as duas empresas foram praticadas em razão da morte de um jovem.
Cartão
As empresas também reforçaram o pedido para que os usuários utilizem somente o bilhete eletrônico, ou cartão magnético, para o pagamento da tarifa, ao invés de dinheiro vivo. Segundo as empresas, o número de assaltos aos ônibus diminuiu em razão do uso da bilhetagem eletrônica.
Prevenção
Na sexta-feira (11), as duas empresas também se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil e discutiram medidas para aumentar a segurança de passageiros, motoristas e cobradores na cidade.
Na reunião, CTA e Paraty apresentaram as linhas e os horários mais vulneráveis na cidade, com detalhes dos percursos e dos pontos finais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública José Antonio Spera, as forças de segurança estão agindo visando ampliar as rondas para garantir a tranquilidade dos passageiros de ônibus e também dos motoristas e cobradores.