Anúncio foi feito durante o lançamento do projeto municipal Produtos do Campo, que oferece hortifrutis em panificadoras da cidade
16/04/2014 - 03h59
Programa de Aquisição de Alimentos
O prefeito Marcelo Barbieri anunciou na manhã dessa terça-feira (15) a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Araraquara. O anúncio foi feito no Selmi Dei, durante o lançamento do projeto municipal Produtos do Campo, que incentiva a agricultura familiar no município.
A informação do prefeito Marcelo, confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Brasília, voltará a beneficiar produtores rurais, principalmente dos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. Também serão beneficiadas diversas entidades sociais que recebem alimentos adquiridos pela Prefeitura para distribuir à população assistida.
Após o anúncio, Marcelo voltou a ressaltar a importância da retomada do PAA para os agricultores familiares, que voltarão a vender hortifrútis ao município. “É preciso valorizar e reforçar cada vez mais o nosso olhar para o homem campo, responsável pela produção de alimentos de grande qualidade”, enfatizou.
Nessa segunda-feira (15), o secretário de Governo, Nino Mengatti, esteve em Brasília e recebeu o ofício do MDS comunicando o recadastramento das senhas para operação do Programa pela Secretaria Municipal de Agricultura. No ofício, assinado pela secretária nacional substituta de Segurança Alimentar e Nutricional, Lílian dos Santos Rahal, o MDS informa que foi aprovado o Plano de Providências da Prefeitura de Araraquara, com o recadastramento de todas as entidades e produtores rurais.
Negócio do Campo
Em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (Sipcar) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a Secretaria Municipal da Agricultura lançou, nessa terça (15), na Panificadora Pérola, no setor I do Selmi Dei, o Programa Negócio do Campo – Produtos do Campo.
O programa conta, inicialmente, com a participação de cinco panificadoras que irão disponibilizar, dentro de sua área de comércio, pontos de venda para que pequenos produtores rurais possam expor seus produtos para serem adquiridos diretamente pelo consumidor final.
O Itesp será responsável por selecionar os produtores que atuarão em regime de rodízio e a fiscalização para a garantia de qualidade dos produtos será de responsabilidade da Secretaria de Agricultura.
As panificadoras ainda receberão o selo do Programa Negócio do Campo que identificará a empresa como participante do projeto.
Segundo o prefeito Marcelo, que agradeceu o apoio da Câmara Municipal e do Itesp ao projeto, trata-se de “uma proposta inovadora e uma conquista para Araraquara, pela qualidade dos produtos oferecidos com preços acessíveis à população”.
Para o secretário municipal de Agricultura, Fernando Guzzi, o grande mérito do Programa Negócio do Campo é a venda direta dos produtos para o consumidor.
Avanço
A vereadora Edna Martins disse que o programa significa o “rompimento de barreiras entre a cidade e o setor rural, graças aos incentivos do governo do prefeito Marcelo ao homem do campo”.
O diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, também destacou as políticas públicas de Araraquara de incentivo à Agricultura Familiar. “Este setor é hoje responsável pelo abastecimento de até 70% dos produtos consumidos nas cidades brasileiras”, acrescentou Pilla.
“O projeto é maravilhoso e estamos bastante otimistas com seu êxito”, resumiu a produtora Maria Bortoleti da Silva, do assentamento Monte Alegre.
Também a presidente do Sipcar, Maria do Carmo Rufino, elogiou a parceria que promoveu o lançamento do programa. “Beneficia panificadores e consumidores pela qualidade e bons preços dos produtos”, resumiu.
Já o vice-presidente do Sipcar, Anísio Custódio, revelou que a ideia do programa surgiu em reunião no próprio sindicado com “participação decisiva” da coordenadora municipal de Agricultura e Agroindústria, Marimar Guidorzi.
Também participaram da solenidade os vereadores Elias Chediek, Jeferson Yashuda, Aluisio Braz (Boi) e William Affonso, além de secretários municipais e de várias outras lideranças e representantes da população.
No início do mês, o prefeito lançou, numa parceria da Secretaria da Agricultura com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara (Sinhores), o projeto Negócio do Campo envolvendo dez restaurantes da cidade. O objetivo é aproximar produtores rurais e empresários do setor também para a negociação direta dos produtos.
Cronograma
Inicialmente, o Programa Negócio do Campo contará, em forma de rodízio, com a participação de cinco panificadoras, que atendem, em média, cerca de mil consumidores por dia em Araraquara. A feira será montada a partir das 6h da manhã.
Segunda-feira: Panificadora Azul, na Avenida Badia Miguel Saba, 222, no Parque Cecap.
Terça-feira: Panificadora Fada, na Avenida Antonio Ferreira Filho, 499, Jardim das Hortênsias.
Quarta-feira: Panificadora Vale do Sol, na Rua Atílio Jurisato, 110, Vale do Sol.
Quinta-feira: Panificadora Estrela, Alameda Paulista, 1906, Grande Vila Xavier.
Sexta-feira: Panificadora Pérola, da Mauricio Galli, 4033, no Selmi Dei I.