Poeta e educador Pedrinho Renzi ministra atividade a partir de maio
17/04/2014 - 05h18
O poeta e educador Pedrinho Renzi, a partir de maio, realiza na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, uma “Oficina de Leitura de Poesia”. As inscrições estão abertas na Casa da Cultura, com valor mensal de R$ 15,00.
As aulas, que fazem parte do Núcleo de Formação da Casa da Cultura, serão ministradas às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30 e são destinadas preferencialmente a estudantes das escolas publicas, maiores de 14 anos.
A atividade busca estabelecer os hábitos ou práticas de leitura, com imaginação e sensibilidade, apontando a liberdade do texto poético e do seu contexto na cultura brasileira.
A oficina tem como objetivo explorar a leitura de poesias de poetas modernos e contemporâneos brasileiros, como Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Ademir Assunção e dos consagrados Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade - entre vários outros.
Pedrinho destaca que a oficina é uma oportunidade das pessoas interessadas entrarem em contato com diversos poetas brasileiros que despontaram na produção de poesia moderna ou que despontam na produção contemporânea.
A oficina tem como foco o desenvolvimento de exercícios de práticas de leitura. Serão distribuídos poemas contemporâneos aos participantes e, a partir disso, realizados os exercícios de leitura e escrita, priorizando um trabalho criativo com as palavras. “Trabalharemos com a linguagem verbal e visual, por meio da leitura e criação de palavras”, explica o poeta.
Ainda, entre os debates programados, Pedrinho abordará questões sobre o trabalho do poeta, sua poesia e sua linguagem, e a liberdade da criação poética.
Vale destacar que Pedro Renzi - sociólogo formado pela Unesp-Araraquara e mestre em sociologia pela Unicamp – é autor dos livros “A Casa do Sol”, “Mercado Central”, e “O Índice da Estória”.
A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro da cidade. Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo fone (16) 3333-1159.