Experiência de Economia Solidária de Osasco pode ser aplicada em Araraquara

09/06/2011 - 03h08

A vereadora Márcia Lia (PT), acompanhada de estudantes da UNESP (representantes dos seis grupos existentes em Araraquara), professor Sérgio Azevedo Fonseca e Marcos Bispo, coordenador do programa de Economia Solidária da cidade, visitaram em Osasco, a Incubadora de projetos de Economia Solidária existente na cidade. O trabalho desenvolvido por lá tem o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos propósitos da Economia Solidária do município.
O trabalho é considerado pioneiro, já que existem somente três centros incubadores no estado de São Paulo que permitem que grupos possam elaborar e desenvolver estratégias para melhor atender a demanda, e assim acabar com a exclusão social.
Márcia explica que o centro oferece orientação e suporte para a formação de cooperativas, serviços de assistência jurídica e contábil para que de forma correta, passam inserir produtos no mercado consumidor.
O programa tem o apoio de parceiros, como o Governo Federal, por meio dos Ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Petrobrás, Associação Civil e Cidadania Brasil, Unissol Brasil, dentre outras. A ação desenvolvida quer oferecer aos beneficiários do programa, transferências de renda e busca de cidadania para todos. “É esse conhecimento prático que queremos aplicar em Araraquara”, declara a vereadora.
A visita a Osasco, segundo Márcia Lia, se deu devido à cidade ser grande referência no Programa de Economia Solidária.

Economia Solidária
A Economia Solidaria é uma alternativa de trabalho e renda diferente das demais, porque ela proporciona uma maneira diferenciada de produção, caracterizada pela formação do grupo de trabalho, a sua forma de venda, compra ou até troca, sem que haja exploração da mão de obrar ou até mesmo destruição do meio ambiente. Visando a inclusão social, ela é um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados por sua autogestão.
Os resultados obtidos pela Economia Solidária são a geração de mão de obra e renda, os políticos e culturais, tudo partilhado por todos os integrantes, sem distinção de gênero, idade ou cor da pele.
Em Araraquara há vários empreendimentos de Economia Solidária em diversas atividades, como os de cooperativas, entre elas a Acácia, Coostuara (mulheres na costura), Mulheres da Padaria do Assentamento Monte Alegre 6, Mulheres da Cozinha Piloto do Assentamento Monte Alegre 3 e outros. A Loja Solidária – Comércio Justo e Geração de Trabalho e Renda, que funciona no Terminal Central de Integração, também é mais uma conquista desse trabalho realizado na cidade de Araraquara, além da loja Mãos Que Criam, que se situa ao lado e possui o mesmo objetivo. Todos os trabalhos realizados por esses empreendimentos são compostos majoritariamente de mulheres que trabalham coletivamente.

UNESP – Araraquara
A UNESP – Universidade Estadual Paulista do Estado de São Paulo, unidade de Araraquara, trabalha na perspectiva de incubação destes grupos, traçando coletivamente um cronograma de formatação e capacitação com recorte voltado para economia social e solidária, demonstrando assim como se faz um balancete mensal de prestação de contas para darem preços aos seus produtos e divulgação do mesmo.