18/04/2014 - 02h29
Luto
O prefeito Marcelo Barbieri decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-prefeito Waldemar De Santi, nesta quinta-feira, dia 17 de abril. Marcelo prestou condolências aos familiares e amigos.
“Araraquara perde uma das figuras mais expressivas de sua história. O prefeito Waldemar De Santi teve uma trajetória ímpar na política de nossa cidade e viverá eternamente na memória do nosso povo. Conhecido por sua honestidade, foi vereador por 21 anos e 1 mês, o que lhe garantiu o reconhecimento público e o motivou a se lançar à Prefeitura, tendo ocupado o cargo por três vezes, ficando 14 anos como prefeito de Araraquara sem nunca se licenciar do cargo”, disse o prefeito Marcelo Barbieri.
Nascido em um família humilde, De Santi começou a trabalhar aos 8 anos de idade. Na madrugada entregava leite, às 6h30 ia ao Grupo Escolar e à tarde descascava e debulhava milho na mão. Nos campinhos de futebol do Santana, mostrava seu talento como beque central do time. Lá era conhecido como Turcão.
A vida política também começou cedo. Aos 24 anos, De Santi ocupou seu primeiro cargo político como vereador na Câmara Municipal de Araraquara, exercendo mandato de1956 a 1959 pelo PDC. Na sequência, foram mais quatro eleições: 1960 a 1963 também pelo PDC - sendo o 2º vereador mais votado; 1964 a 1968, PSD/PSP -vereador que mais recebeu votos; 1969 a 1972 pelo MDB - novamente sendo o 2ºvereador mais votado; e por fim de 1973 a 1976 pelo MDB como o vereador mais votado em Araraquara.
Em 1976, pelo MDB, foi eleito prefeito com 24.351 votos, exercendo o mandato de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983, tendo como vice o médico Marcelo Edgard Drouet. O cargo seria ocupado ainda por mais duas legislaturas: de 1989 a 1992, eleito com 33.177 votos pelo PDS; e entre 1997 e 2000, pelo PPB, eleito com 37.302 votos. Nos dois mandatos, De Santi contou com o médico Anuar Mahmud Lauar como vice.
“De Santi foi responsável por construir bairros que hoje são fundamentais para Araraquara, como o Selmi Dei e o Yolanda Ópice. Também investiu em infraestrutura com a pavimentação de diversas vias e vicinais da cidade, alargamento de ruas e avenidas, além de dar continuidade à construção da Via Expressa, iniciada no mandato de Clodoaldo Medina”, destacou o prefeito Marcelo Barbieri. DAAE, CTA e Parque Pinheirinho também foram beneficiados pela gestão de Waldemar De Santi.
Entre suas principais obras estão a construção do Terminal Rodoviário de Araraquara às margens da Via Expressa, o Pronto Socorro Central, onde hoje funciona o NGA-3, o ginásio da Pista e a remodelação das praças Pedro de Toledo e Santa Cruz.
De Santi também deu sequência à implantação dos Centros de Educação e Recreação (CER) por diversos bairros, além de investir também na saúde, com a construção de unidades básicas e a criação da UMED -centro de especialidades e exames.
Fora a política, De Santi sempre esteve envolvido com entidades, clubes e ações sociais. Foi presidente do Aeroporto, tesoureiro da Casa Betânia e presidente do Grêmio Recreativo 27 de Outubro.
Waldemar De Santi foi casado por 46 anos com Carmem Osmaly Golinelli De Santi, falecida em março de 2011. Desta união, tiveram Júnia Maria De Santi Alves, também falecida.
“De Santi foi um grande prefeito, mas, acima de tudo, era um ser humano admirável. Ele administrava sempre pensando nas pessoas que mais precisavam e tinha a honestidade estampada como sua marca. É com muita tristeza que nos despedimos desse querido amigo, que deixa um grande exemplo para todos nós”, falou o vice-prefeito Coca Ferraz.