Violonista é considerado um dos destaques da nova geração do violão clássico brasileiro
Fotógrafo: João Carlos
23/04/2014 - 02h40
Movimento Violão
O Movimento Violão apresenta na quinta-feira (24) o violonista Ricardo Marçal, em apresentação às 20 horas no Teatro Municipal de Araraquara. O projeto é realizado com o patrocínio da Lupo e Tecnoroad e a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e tem a entrada gratuita - os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.
Ricardo Marçal é considerado um dos destaques da nova geração do violão clássico brasileiro. Mineiro de Belo Horizonte, Marçal interpreta um repertório que ilustra a decadência pela qual o violão de concerto passou, na metade do século XX, e a contribuição decisiva da música brasileira na formação do atual cânone do instrumento.
Tudo isso com um cunho fortemente didático, já que toda a performance musical será entremeada de apontamentos e associações sobre os períodos em que cada obra foi composta, suas motivações e as manifestações artísticas correlatas.
O programa apresenta obras de Giulio Regondi, Manuel Ponce, Isaac Albéniz e Francisco Mignone.
Vale destacar que Marçal é bacharel em Música pela UFMG e prepara uma seqüência de concertos com o Quarteto Barros, com obras originais de importantes compositores do século XIX para quinteto (violão e quarteto de cordas). O violonista também é membro do quarteto de violões Corda Nova.
O músico - aluno regular do violonista Fábio Zanon - se apresentou como solista em vários estados brasileiros e diversos festivais internacionais na Itália, Bélgica, Argentina e Uruguai. Ainda, a convite do Maestro Oscar Ghiglia, Marçal tem realizado cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena (Itália).
Programa:
Giulio REGONDI
Etude Nº 8: Allegretto con moto (cc. 1840)
Manuel PONCE
Sonata Mexicana (1923)
I. Allegro moderato
II. Andantino Affettuoso
III. Intermezzo. Allegretto in tempo di serenata
IV. Allegretto un poco vivace
Isaac ALBÉNIZ
Capricho Catalán, Op. 165, n. 5 (1890)
Torre Bermeja (Serenata), Op. 92, n. 12 (1888)
Francisco MIGNONE
Dois dos 12 Estudos para violão (1970)
Nº 11: Spleen – Andante
Nº 9 – Allegro Moderato
SERVIÇO:
Movimento Violão apresenta Ricardo Marçal
Data: 24 de abril (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº - Praça Lívio Abramo – fone: 3336-5183)
Ingressos: gratuitos - devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro