Hyundai Rotem apoia polo ferroviário de Araraquara

Jong-Mook Choi, diretor de operações da empresa sul-coreana, é recepcionado pelo prefeito Marcelo, no 6º andar do Paço Municipal

Fotógrafo: Sergio Pierri
24/04/2014 - 03h28

Cidade

Na tarde dessa quarta-feira (23), o prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, no sexto andar do Paço Municipal, o diretor de operações mundial da empresa sul-coreana Hyundai Rotem, Jong-Mook Choi. 

Choi estava acompanhado do gerente de projetos da Hyundai Rotem, Stan Ryu; do diretor geral da Hyundai Rotem Brasil, Choon-Sung Han; do gerente geral da Iesa Transportes, Fernando Nunes de Oliveira, e do presidente da Iesa Araraquara, Ricardo Woitowicz. 

Também participaram da recepção os vereadores Jeferson Yashuda, Aluisio Braz (Boi), Edna Martins, Elias Chediek, Juliana Damus e Roberval Fraiz; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins; do secretário de Governo, Nino Mengatti; além de outros secretários e representantes do governo. 

O prefeito Marcelo destacou a presença de Jong-Mook Choi no Brasil, especialmente em Araraquara, e o consórcio firmado entre a Iesa e a Hyundai Rotem anunciado em 2013, quando venceu uma concorrência da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o consórcio irá fabricar 30 composições, num total de 240 carros, para o Governo do Estado paulista. 

Marcelo ressaltou a importância da transferência de tecnologia da Hyundai para a indústria brasileira na produção de trens e o apoio da empresa sul-coreana ao projeto que visa transformar Araraquara em um polo ferroviário. 

Polo 

O prefeito destacou também a alta tecnologia dos trens sul-coreanos, principalmente da linha do Metrô de Seul (capital da Coreia do Sul), “considerado uma das mais seguras e modernas do mundo”, e agradeceu o apoio da Hyundai e da Câmara Municipal ao projeto do futuro polo ferroviário. 

“A Coreia do Sul avançou muito nos últimos 30 anos no transporte ferroviário, por isso a Hyundai vence grandes concorrências internacionais para produzir trens. Esta alta tecnologia será muito importante para o Brasil”, disse Marcelo, que visitou a Coreia no mês passado.

O prefeito ainda anunciou para o final de maio, em Araraquara, um seminário sobre o setor ferroviário, que envolverá empresários e outros segmentos da área, para discutir a produção de trens no Brasil. 

Choi agradeceu a hospitalidade do prefeito Marcelo e a produção, também na língua sul-coreana, do vídeo institucional sobre o potencial de Araraquara, “o único no mundo narrado em sul-coreano”, conforme disse, e destacou o consórcio com a Iesa, que produzirá trens para a CPTM e para o Metrô de Salvador (BA). 

Jong Mook Choi também garantiu o apoio da Hyundai Rotem ao projeto de Marcelo em tornar Araraquara um polo ferroviário e ressaltou a visita do prefeito à Coreia do Sul, em março, para conhecer as instalações da produção sul-coreana de trens e metrôs, entre outros serviços. 

Tripla parceria 

Também o presidente da Iesa Araraquara, Ricardo Woitowicz, ressaltou a importância da parceria da empresa brasileira com a Hyundai Rotem e o “apoio da Prefeitura ao consórcio”. A Iesa projeta empregar 600 pessoas em Araraquara para produzir os novos trens. 

A vereadora Edna Martins enfatizou que o apoio do Legislativo ao consórcio e ao futuro polo ferroviário servirá também para o “resgate da memória ferroviária de Araraquara”.