Via Expressa terá ciclofaixa no dia 1º de junho

24/04/2014 - 22h49

O prefeito Marcelo Barbieri confirmou para o dia 1º de junho o início do projeto de ciclofaixa na Avenida Maria Antonia de Camargo Oliveira, a Via Expressa. O prefeito se reuniu nessa quinta-feira (24) com o delegado regional da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Danilo Terra, para acertar detalhes do programa.

Pelo projeto, todos os domingos, a Via Expressa receberá a ciclofaixa. A Federação Paulista de Ciclismo disponibilizará 100 bicicletas para o uso da população. O projeto será realizado, a princípio, por 6 meses.

A vinda da ciclofaixa para Araraquara foi uma reivindicação do prefeito junto à Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude em contrapartida pela realização dos 58º Jogos Regionais no período de 18 a 28 de junho deste ano.

“A instalação da ciclofaixa irá beneficiar toda a população como uma opção de lazer aos domingos. Araraquara tem tradição no ciclismo de competição e, agora, vamos nos empenhar ao máximo para que para este projeto tenha êxito com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Governo, Trânsito e Transportes e Educação”, relata o prefeito.

O investimento estadual é de R$ 600 mil e via Federação Paulista de Ciclismo será utilizado para a estrutura e organização do evento, bem como pagamento dos profissionais envolvidos com o projeto.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Geicy Sabonete, “a ciclofaixa é uma ótima oportunidade de lazer gratuito à população”, disse entusiasmado.

Percurso

O ponto de partida do percurso de 10 quilômetros será no Centro Esportivo Municipal (antigo Estrela Clube) na Rua José Parisi, Vila Velosa, local onde ficarão guardadas as bicicletas. Com duas mãos de direção, a ciclofaixa seguirá pela Via Expressa, ao lado do canteiro central, até o retorno no Terminal Rodoviário de Passageiros. O uso da ciclofaixa ficará disponível das 7h às 16h e somente aos domingos.

Educação

Além do lazer, o projeto visa educar crianças, adolescentes e adultos para uso seguro das bicicletas, por isso, Araraquara também receberá uma Escolinha para incentivar a prática do esporte.

“A escolinha não tem restrições de idade. Por isso, também contemplamos àqueles que não aprenderam a pedalar na infância”, destaca o diretor da FPC, Danilo Terra.

As aulas ocorrerão no Centro de Eventos de Araraquara (Cear), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e as inscrições na Secretaria de Esportes, no Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão.

Participaram do encontro o secretário de Governo, Nino Mengatti; o gestor de projetos da Secretaria de Esporte e Lazer, Joaquim Palomino; o coordenador de Trânsito e Transporte, Antônio Gabriel, e a voluntária do projeto e ex-atleta Débora Passos.