Araraquara sedia Encontro Regional sobre Síndrome de Williams

Pessoas com a síndrome, familiares e profissionais envolvidos com a temática se reunirão neste sábado (26), no auditório da Biblioteca Municipal

Fotógrafo: João Carlos
24/04/2014 - 23h02

Síndrome de Williams

Araraquara sediará neste sábado (26), a partir das 13h30, no auditório Edna Nogueira, da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o I Encontro Regional da Associação Brasileira da Síndrome de Williams – ABSW.

O evento, organizado com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação, reunirá profissionais de várias áreas envolvidos com a temática, e familiares de pessoas portadoras da síndrome para debater e compartilhar experiências. (programação abaixo)

De acordo com a gerente de Educação Especial e organizadora do Encontro, Cássia Maria Canato, o objetivo do evento é promover formação e troca de ideias entre os participantes.

“Lidamos com muitas pessoas com a síndrome, e sabemos das dificuldades que as famílias encontram por falta de um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto”, destaca a gerente.

Para a tarde de sábado estão programadas palestra com o professor da Unesp e geneticista Danilo Moretti Ferreira, mediada pelo neurologista Dr. Takassu Sato; exposição do livro Mãe Coragem – Convivendo com a SW, de Jô Nunes - fundadora e presidente ABSW, e o compartilhamento de Experiências na Educação, com depoimentos das pessoas portadoras e famílias.

Síndrome da simpatia

A Síndrome de Williams (SW) ou Síndrome de Williams-Beuren, documentada pela primeira vez em 1961 pelo cardiologista neozelandês John Williams, é uma doença rara, marcada pelo excesso de sociabilidade. Apesar de partilhar de algumas características com o autismo, as crianças com SW possuem facilidade de relacionamento interpessoal acima da média, ou seja, são excepcionalmente simpáticas.

Verificada pela ausência de 22 a 28 genes em um dos pares do cromossomo 7 (ao todo, são 23 pares de cromossomos, estruturas do DNA pelas quais se distribuem os genes), a Síndrome de Williams acarreta problemas cardiovasculares, atraso mental, dificuldade na leitura, na escrita e na aritmética (apesar de apresentar facilidade com Línguas) e um gosto exacerbado por música, além de características faciais bem singulares e o sorriso frequente.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 25 mil pessoas com o distúrbio, contudo, a falta de conhecimento e o alto custo de exames específicos dificultam a identificação do problema.

Serviço

I Encontro Associação Brasileira da Síndrome de Williams – ABSW

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Data: 26/04/2014 – sábado

Horário: das 13h30 às 17h30.

Mais informações pelos telefones (16) 3301-1908 / 99708 9421 (Cássia)