Araraquara recebe Encontro e Torneio Nacional de Capoeira

Encontro reúne 120 atletas na cidade até domingo (27)

25/04/2014 - 22h38

Começou hoje (25) e segue até domingo (27) a 13ª edição do Encontro e Torneio Nacional de Capoeira de Araraquara, organizado pela Associação de Capoeira Sol da Liberdade com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Fundesport. A edição homenageia a Fazenda Periquito, local onde Mestre Zezinho (Araraquara) iniciou, nos anos 80, seu aprendizado na arte da capoeira.

Participam aproximadamente 120 atletas. O Encontro tem na programação: workshops, palestras e torneios nas diversas categorias - Mirim, Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil e Adulto. Os workshops acontecem tendo como temática: a capoeira regional, a contemporânea, a de Angola e também o Jongo.

A novidade fica por conta do 1° Encontro Feminino Capoeira de Araraquara, que tem a presença de Mestra Thiara (Rio de Janeiro), professora Josy (Goiânia), instrutora Dilma (São Luis do Maranhão) e instrutora Pantera (Belo Horizonte). As convidadas participam dos workshops e palestras, instruindo sobre a técnica utilizada por elas.

O evento tem ainda a participação de: Mestre Índio Maranhã (MA), Mestre Capa, Mestre Messias (RJ), Mestre Borracha (MG), Mestre Apache de Goiânia (GO), Mestre Limãozinho e Mestre Gilson (SP).

Mestre Zezinho lembra que além do contexto cultural, o evento também procura atender a necessidade da modalidade proporcionando aos atletas oportunidades em competições. “A idéia é que os atletas desenvolvam o espírito competitivo, e sejam estimulados a participarem em futuros eventos, dentro e fora do município, e que representem o município nos futuros Jogos Regionais e Abertos do Interior”, aponta Zezinho.

Vale lembrar que na sexta, as atividades do encontro foram realizadas no Teatro de Arena; no sábado (26), durante todo o dia, o encontro será no Clube Estrela e, à noite, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues com formatura, apresentação de Maculelê e dança das Oficinas Culturais Municipais; no domingo (27) o encerramento acontece no Clube Estrela.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: www.soldaliberdade.com.br.