“Dia D” contra a gripe será neste sábado (26)

Além da vacinação nas unidades de saúde e postos volantes, equipes odontológicas realizarão campanha contra câncer bucal

25/04/2014 - 22h45

Dia D

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado (26), o dia de Mobilização Nacional da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe – “Dia D”, das 8h às 16h30, em todas as unidades de saúde, Sesa e nos postos volantes.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara, não há riscos para quem tomar a vacina. “A vacina é segura e não causa gripe. Neste sábado, estaremos aplicando as doses em diversos pontos da cidade e contamos com a presença de todos que integram o público-alvo”, falou a enfermeira.

Podem receber a vacina pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se imunizar, nesses casos é exigida a apresentação da prescrição médica.

A campanha continua até o dia 9 de maio e a meta é vacinar 51.960 pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Confira os postos volantes

- Plantão de Vendas do Parque São Paulo;

- Parque Gramado

- Shopping Jaraguá;

- Parque Infantil;

- E.E. Waldemar Colino;

- C.E.R. Onorina Comeli Lia;

- E.E. Maria Isabel Orso;

- EMEF Gilda Rocha de Mello;

- EMEF Henrique Scabello.

Campanha de Saúde Bucal

Em conjunto com a vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde também realiza a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.

A ação é voltada para pessoas com mais de 60 anos de idade e será realizada nos gabinetes odontológicos das unidades básicas de saúde.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são: ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o uso de tabaco e exposição prolongada à radiação solar.

A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente quando o prognóstico se torna desfavorável e os tratamentos mutilantes e paliativos. O câncer de boca diagnosticado no estágio inicial pode ser curável.