Projeto pedagógico da EMEF do Jardim Dom Pedro propõe revitalizar o canteiro em frente ao Paço Municipal
Fotógrafo: Sergio Pierri
29/04/2014 - 01h58
Cidade
Professores, familiares e cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (EMEF) “José Roberto de Pádua Camargo”, do Jardim Dom Pedro, participaram do plantio de cinquenta botões de rosa no jardim da Prefeitura de Araraquara, na sexta-feira (25).
A ação é parte do “Circulando pela Cidade”, projeto pedagógico da EMEF que enfoca a preservação da natureza nos espaços de circulação pública. Segundo explica a professora da oficina de Educação Ambiental, Heloisa Cruz Alves, a proposta era uma intervenção na cidade com relação ao meio ambiente.
“Começamos com a pesquisa em sala de aula, estudando como eram os lugares públicos e como estão agora depois de 20 anos. Quando chegamos ao local onde fica a Prefeitura, comentei com os alunos que morei muito tempo ali na frente, e mostrei uma foto das roseiras que ficavam no jardim. Um deles então sugeriu o replantio das rosas, como intervenção no espaço, e a ideia foi aprovada por todos”, conta Heloisa.
“A partir disso começamos a trabalhar a proposta da revitalização do canteiro. A Prefeitura nos atendeu prontamente, por meio das Secretarias de Governo, Meio Ambiente e Educação, e então conseguimos trazer para a prática o que os alunos estavam aprendendo na sala de aula”, acrescenta a professora.
Ação Conjunta
O secretários municipais Nino Mengatti (Governo) e Arary Ferreira (Educação), o vereador João Farias e o gerente de Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, Fernando de João Braga, se juntaram aos estudantes e também plantaram as suas rosas no jardim da Prefeitura.
Todas as autoridades foram presenteadas com quadros produzidos pelos próprios alunos, com base na arte de Romero Britto, durante as oficinas de artes plásticas.
“Tivemos um grande incentivo do poder público para conseguir implantar este projeto. Desde a autorização para intervir no jardim até a doação das mudas de rosas e todo o apoio ao projeto. Por isso, como forma de agradecer, as crianças entregaram alguns quadros para enfeitar as salas do prefeito Marcelo Barbieri e de todas as autoridades que contribuíram”, destacou a professora coordenadora da EMEF, Roberta Russomanno dos Santos.
Para o pai do aluno Vitor, o analista Fabio da Silva, a ação é importante e necessária.
“Além de ser uma ótima oportunidade de participar de uma atividade escolar junto com meu filho, gostei da proposta, pois ele realmente se envolveu com o projeto, pesquisou o lugar, está muito empolgado com o plantio da rosa e pretende acompanhar o seu crescimento. É uma ação que vai marcá-lo para sempre”, afirmou o pai do estudante.
A EMEF “José Roberto de Pádua Camargo” é uma das oito escolas municipais que pertencem a Rede de Ensino Integral da Prefeitura de Araraquara, e atende cerca de 200 alunos do 1º ao 5º.