Fotógrafo: Sergio Pierri
30/04/2014 - 02h24
Araraquara está entre as principais cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes com maior potencial para receber novos investimentos. O município paulista ficou na 67ª posição no País em pesquisa realizada pela consultoria Urban System e publicada na edição 1064 da Revista Exame.
No ranking nacional, Araraquara ficou na 67ª posição. Já entre as cidades paulistas, o município ficou em 22º lugar.
A consultoria analisou 293 municípios do País com mais de 100 mil habitantes e responsáveis por 71% do PIB nacional. Para chegar ao resultado, foram computados 27 indicadores para identificar os mercados mais promissores. O levantamento também apontou que as cidades médias (com menos de 500 mil habitantes) se destacam e possuem o maior potencial de crescimento.
Entre os 27 indicadores considerados no levantamento, estão dados sociodemográficos, econômicos, de saúde e educação, financeiros, de transporte e telecomunicações.
Em novembro do ano passado, a mesma consultoria já havia indicado que Araraquara é uma das melhores cidades do País para se viver após a aposentadoria, em levantamento publicado pela Exame.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, os dados da pesquisa mostram o potencial econômico de Araraquara que vem recebendo investimentos de empresas de diversas matizes, mas mais especificamente dos setores ferroviário, de logística e de Tecnologia da Informação.
“Araraquara conta com infraestrutura, posição geográfica privilegiada e mão-de-obra qualificada para receber investimentos. A cidade já é um polo tecnológico e de empresas de logística e agora está se consolidando como um polo ferroviário, com a produção e manutenção de locomotivas e vagões para todo Brasil”, afirma o prefeito.
Marcelo destacou os investimentos em infraestrutura na cidade, como o novo terminal do aeroporto Bartolomeu de Gusmão, o acesso à Randon e o novo contorno ferroviário.
Riqueza
Nos últimos anos, o crescimento da riqueza em Araraquara foi de 55%, período que marcou a vinda de empresas como a Fortaleza, Big Dutchman, Brado Logística, Subestação Araraquara 2 entre outras, além das parcerias entre ALL e GE Transportation, Iesa e Hyundai, e da Randon.
Araraquara situa-se na faixa de municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes, que representam 4,5% do total de municípios no País, mas que colaboram com 28,8% do PIB total e 25,7% da população do Brasil. Na composição do PIB local, o setor de serviços apresentou o maior percentual, com 66%. A indústria, com 20,2%, aparece em segundo lugar.
Outros indicadores
Araraquara também tem se destaca em outros indicadores. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Organização das Nações Unidas (ONU) colocou a cidade como a 14ª do País e a 7ª do Estado de São Paulo.
Os números positivos de Araraquara, divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, mostram os bons resultados nos itens Longevidade, com índice 0,877; Renda, 0,788; e Educação, 0,782. Os números são auferidos pela pesquisa internacional em uma escala que vai de zero a 1.