Cultura recebe doação de família de Aracy Nogueira

10/06/2011 - 04h12

A Secretaria Municipal da Cultura recebeu a doação de aproximadamente 90 livros da família de Aracy Nogueira, artista plástica que faleceu em janeiro deste ano e que é homenageada no Território da Arte de Araraquara 2011. A maior parte dos livros refere-se ao campo das Artes Plásticas e, segundo a secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, toda doação será encaminhada para a Sala de Pesquisa da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade.
Entre os livros doados estão: “História Geral da Arte” (24 volumes), “História da Arte” (10 volumes), “Arte nos Séculos” (08 volumes), “História da Pintura Brasileira do século XIX”, “História General Del Arte” (04 volumes), “Álbum das Galerias de Pinturas dos Museus Alemães” (06 volumes), “Summa Artes” (15 volumes), “História da Pintura do Brasil”, “Coleção Gênios da Pintura” (08 volumes), “Mitologia” (03 volumes), “Estórias e Lendas dos Índios”, “Estórias e Lendas do Rio Grande do Sul”, e “Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa” (05 volumes).
O prefeito Marcelo Barbieri agradeceu o ato da família de Aracy em realizar a doação para a Secretaria Municipal da Cultura. “É uma grande satisfação receber parte do acervo da dona Aracy Nogueira. Este gesto demonstra um carinho grande pela nossa cidade e é um presente para todos os artistas e interessados em arte que freqüentam nossa biblioteca municipal”. A secretária municipal de Cultura destaca que o recebimento das obras será de grande importância para ampliação e qualidade do acervo da Sala de Pesquisa da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
De acordo com Euzânia, os livros irão contribuir com pesquisas de alunos e artistas interessados em compreender mais sobre a História das Artes Plásticas. "São coleções raríssimas que Aracy mantinha como material de pesquisa, e a família entendeu que o espaço adequado para os livros é o espaço público", comenta.
Vale destacar que para empréstimos de livros é necessário ser cadastrado na biblioteca municipal. Para tanto, os interessados devem apresentar um documento com fotografia e um comprovante de endereço (talão de água ou luz do mês corrente). Não é necessário levar fotografia, que é feita no local de forma digital. Não há custo para utilização do serviço. Aracy Nogueira - Aracy Nogueira, juntamente com o grupo da Escola de Belas Artes, foi precursora da arte moderna em Araraquara. Além dos quadros a óleo, a artista realizava desenho, esculturas, cerâmicas e afrescos, tendo trabalhos em coleções particulares e também na Pinacoteca Municipal Mario Ybarra de Almeida, de Araraquara.
Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, Aracy veio para Araraquara com sete anos. De família de artistas, desde os seis anos sempre passou horas desenhando e pintando. Em 1935 entrou para a Escola de Belas Artes de Araraquara, onde fez parte da primeira turma. Depois, em 1937, concluiu o Curso de Normalista no Colégio Progresso. Aracy exerceu o magistério, lecionando desenho no ensino primário de 1938 até 1948. A partir de então, ministrou aulas de arte decorativa na Escola de Belas Artes de Araraquara.
O IX Território da Arte de Araraquara - Mostra de Artes Visuais este ano presta homenagem a Aracy e apresenta a "Sala Especial Aracy Nogueira", na Casa da Cultura, com 16 obras, de acervo particular, da artista que faleceu no dia 22 de janeiro deste ano. A maioria das telas foi produzida na década de 1940, em óleo sobre tela (apenas uma das obras é em crayon).
A Sala Especial Aracy Nogueira no Território da Arte está aberta para visitação no seguinte horário: de segunda a sexta: das 9 às 22 horas; aos sábados: das 9 às 13 horas.
A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento 909, no Centro da cidade. Mais informações pelo fone: 3333-1159.