Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 9 de maio

Mais de 9 mil pessoas já foram imunizadas nos postos de saúde de Araraquara

01/05/2014 - 03h07

Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu 15% da meta de vacinação em Araraquara. Iniciada no dia 23 de abril, a campanha realizou o dia de Mobilização Nacional – “Dia D” no último sábado (26). De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica realizado no início desta semana, 9.345 pessoas já foram imunizadas.

Pelo balanço, foram vacinados 1.839 pacientes com doenças crônicas; 2.215 crianças; 568 trabalhadores em saúde; 266 gestantes; 79 puérperas e 4.378 idosos.

A população total apta a receber a vacina em 2014 corresponde a 64.950 pessoas, e o objetivo é imunizar 80% do público-alvo, ou seja, 51.960 pessoas.

Integram o grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.  

“É importante que as pessoas que integram o grupo prioritário procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinarem. A vacina é totalmente segura e não apresenta riscos”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mariana Câmara.

A campanha seguirá até o dia 9 de maio em todas as unidades básicas de saúde do município, além do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa). Os postos funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.