Drª Vivian Hinojosa visita cidade nesta terça-feira (dia 06)
06/05/2014 - 02h49
A Secretaria de Articulação Institucional e da Participação Popular (Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres) juntamente com a Câmara Municipal – por meio da vereadora Edna Martins – recebem na terça-feira (06) a médica boliviana e indígena Vivian Tatiana Camacho Hinojosa.
Parteira, Vivian promove o parto natural através de discussões em grupo e sessões de informação. Ela aborda os resultados observados em cesarianas e em intervencionismos protocolizados, alertando sobre os efeitos destrutivos do comportamento humano. Sua abordagem leva em consideração os estudos de Medicina baseados em evidências dos médicos Michel Odent e Frederick Leboyer com o Movimiento Nacer Sonriendo.
Especialista em parto humanizado e natural, a médica seguirá uma agenda na cidade que terá início com uma visita à Maternidade Gota de Leite, às 14 horas. “A idéia é abordar o tema do que seria ideal quando o assunto é o parto”, lembra Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara. “Queremos reunir um grupo de mulheres que seja interessada na discussão”, diz convidando as interessadas para integrarem o evento.
Depois a programação será realizada na Câmara Municipal, onde serão realizados: roda de conversa com o tema “Parto Humanizado”, às 15 horas; conversa informal sobre o protocolo de violência contra as mulheres, às 16h30; chá da tarde, às 17 horas; e o uso da Tribuna Livre, às 18 horas.
A vinda de Vivian à cidade é uma promoção das entidades: Fórum Nacional de Mulheres Negras, Grupo de Mulheres Negras Nzingambandi e Movimento pela Saúde dos Povos.
Vale destacar que a doutora Vivian Tatiana Camacho Hinojosa é cirurgiã médica na Universidade de San Simon, em Cochabamba, na Bolívia, com formação na Universidade de Ghent, em Gent, na Bélgica, em 2007.