Assistência Social lança campanha “Não dê esmolas, dê cidadania”

Fotógrafo: Sergio Pierri
06/05/2014 - 02h53

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social lançou a campanha “Não dê esmolas, dê cidadania”, nesta segunda-feira (5), na Prefeitura.

A campanha tem como objetivo alertar a população sobre as consequências da doação de esmola e resgatar a cidadania das pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

A campanha também visa divulgar o número do serviço de abordagem social - 0800 770 1154 - por meio da distribuição de panfletos e outdoors.

O prefeito Marcelo Barbieri pediu apoio da comunidade e de setores organizados para colaborarem com a campanha, pois a Prefeitura mantém diversos serviços para o atendimento social.

“Temos uma grande estrutura para atender com dignidade as pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, como o Centro Pop, a Casa Transitória, os Cras em diversos bairros e as escolas profissionalizantes”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, levantamentos mostram que 75% dos moradores de rua utilizam o dinheiro da esmola para sustentar o vício em álcool e outras drogas.

“A Prefeitura oferece vários serviços para tirar as pessoas da rua e do vício das drogas. Cada esmola dada é um serviço a menos prestado e colabora para a permanência dessas pessoas nas ruas, criando a falsa ilusão de que é possível sobreviver através da mendicância, quando, na verdade, alimenta uma situação de vulnerabilidade social”, explicou o secretário.

Porsani afirmou que o governo municipal trabalha para dar oportunidades aos moradores de rua, como os cursos profissionalizantes do Kaparaó, além do acompanhamento e acolhimento que já são realizados.

O vereador Elias Chediek destacou que a Secretaria de Assistência Social, nos últimos anos, ampliou o número de equipamentos, serviços e equipes, o que contribuiu para o fortalecimento do atendimento social em Araraquara.

Também prestigiaram o evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, os vereadores Aluisio Braz (Boi), Adilson Vital, Jeferson Yashuda e Tenente Santana, capitão Fábio e tenente Alan da Polícia Militar, além de secretários municipais e funcionários da Assistência Social.