Guerreiras grenás são recepcionadas na Prefeitura

Prefeito Marcelo ressalta importância do título inédito do futebol feminino de Araraquara para o esporte e a história da cidade

06/05/2014 - 02h58

O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou na tarde dessa segunda-feira (5), no sexto andar do Paço Municipal, a Comissão Técnica e a equipe vitoriosa da Ferroviária/Fundesport, que apresentou o troféu da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2014, conquistado recentemente.

O título brasileiro, inédito para Araraquara, foi conquistado no último dia 15 de abril, após a vitória obtida sobre o São José (nos pênaltis), em São José dos Campos.

Marcelo ressaltou a importância da conquista histórica das chamadas guerreiras grenás para o esporte coletivo da cidade. “A Comissão Técnica e o time das meninas estão de parabéns. O grupo todo eleva o nome de Araraquara para todo o Brasil”, disse o prefeito.

Marcelo também enalteceu o trabalho do ex-secretário de Esportes e Lazer e integrante da Comissão Técnica das campeãs, Fabrício Maia, também ex-servidor municipal concursado, que deixa Araraquara para atuar na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, como coordenador de futebol feminino.

“Todos vocês são um orgulho para Araraquara até pelo exemplo dado também fora do campo, porque inspiram novas gerações, de meninas e meninos, para a prática do esporte em nossa cidade”, acrescentou Marcelo, ao destacar, ainda, a participação da Ferroviária na Copa Libertadores da América, prevista para 2015.

O vereador Aluisio Braz (Boi) ressaltou a importância da vitória da equipe feminina da Ferroviária e o trabalho realizado além dos gramados, “graças à visão e a dinâmica do prefeito Marcelo em administrar Araraquara, inclusive na área de esportes”.

Ainda segundo Boi, o apoio do vereador Jair Martineli (então secretário de Esportes e Lazer), a partir de 2009, “foi fundamental para essa conquista”.

Símbolo

O secretário de Esportes e Lazer, Geicy Sabonete, enfatizou que o título da Copa do Brasil obtido pelas meninas “eleva Araraquara em âmbito nacional e simboliza todo um trabalho de equipe, que levou, inclusive, Fabrício Maia para a CBF”.

O técnico da equipe, Douglas Onça, também enalteceu o apoio da Prefeitura e o trabalho da Secretaria de Esportes e Lazer, desde Jair Martinelli, passando por Fabrício Maia, Danilo Zero, (presidente da Fundesport) e Geicy Sabonete. “Todos foram determinantes para a nossa conquista, que tem uma dimensão do tamanho do Brasil”, resumiu o treinador.

Para Fabrício Maia, a conquista das meninas “é um reflexo direto da administração pública que deu todo o respaldo necessário fora de campo para as disputas”. 

Segundo a atleta capitã do time, Daiane, ser recebida pelo prefeito Marcelo no Paço Municipal significa um grande reconhecimento de Araraquara pela conquista nacional.

Também participaram da solenidade o secretário de Governo, Nino Mengatti; os vereadores Elias Chediek e Jeferson Yashuda; o pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, Giovanni Campagnuci de Araújo; além das 18 atletas campeãs da AFE e de outros representantes do governo.

Campanha

A Ferroviária conquistou a Copa do Brasil feminino com a melhor campanha: em dez jogos disputados, somou oito vitórias e apenas duas derrotas, marcou 50 gols e sofreu quatro, além de ter tido a melhor defesa e o melhor ataque do torneio.

Dentre as seis principais artilheiras da competição, cinco foram afeanas: Adriane Nenê e Ludmila, com 9 gols cada, Raquel com 7, Paula com 6 e Paty, que marcou 5.

Além de se tornar, com o título, a melhor equipe de futebol feminino do Brasil, a medalha de ouro garantiu à Ferroviária vaga para disputar, também pela primeira vez na história da cidade, a Taça Libertadores da América, em 2015.

A equipe também sagrou-se campeã paulista no futebol feminino do ano passado e atualmente disputa a mesma competição este ano.