Evento Universitário promove cultura e beneficia comerciantes

Autor: Luís Fernando Laranjeira
Fotógrafo: João Carlos
06/05/2014 - 03h02

Jogos Jurídicos

O evento universitário  XXXVIII Jogos Jurídicos Estaduais, que aconteceu em Araraquara de 1 de maio a 4 de maio, trouxe cerca de cinco mil estudantes para a cidade e movimentou a economia local.

Araraquara foi escolhida pela produção do evento por ser uma das 15 cidades com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país e porque também conta com uma das melhores estruturas esportivas para a realização dos jogos.

O coordenador de marketing do evento, Guilherme Zuccolotto, afirma que para muitos atletas universitários é um sonho poder jogar no Gigantão e na Fonte Luminosa.

Diretamente, o evento empregou cerca de mil funcionários, sendo equipe de som, iluminação, segurança, técnicos de modalidades esportivas, marketing, produção, limpeza e as Atléticas das universidades envolvidas, segundo Guilherme Zuccolotto.

Ainda segundo Guilherme, tanto as faculdades quanto o Grupo Amaral investem na infraestrutura da parte esportiva, na contratação de arbitragem, limpeza, segurança, preocupação com a saúde e bem estar dos atletas participantes e bem feitorias nas praças esportivas.

Para o grupo Amaral e a Arena Universitária, o objetivo em realizar estes eventos é fazer parte da vida do jovem universitário, desde sua formatura de colégio, nos jogos, baladas universitárias, formaturas universitárias e eventos corporativos. Junto a isso trazer marcas que os impactem positivamente, tornando esta etapa da vida do jovem inesquecível, enfatiza Guilherme Zuccolotto.

As faculdades participantes dos Jogos Jurídicos Estaduais deste ano foram a Mackenzie, PUC SP, USP São Francisco, DMU, FACAMP, PUCCAMP, e USP Ribeirão Preto.

Os universitários participam de jogos nas seguintes modalidades: Futsal Masculino e Feminino, Basquete Masculino e Feminino, Handball Masculino e Feminino, Vôlei Masculino e Feminino, Atletismo Masculino e Feminino, Tênis de mesa, Tênis de campo Masculino e Feminino, Judô, Karatê, Jiu Jitsu, Rugby e Futebol de campo. A faculdade vencedora dos jogos foi a USP São Francisco.

Além dos jogos poliesportivos, os estudantes também participaram de festas durante o dia e a noite. As “Baladas” noturnas são abertas ao público e muitas pessoas da cidade também prestigiaram o evento.

Uma das atrações principais foi o show da Valesca Popozuda e do MC Guimê. Além destes artistas também se apresentaram Bonde do Tigrão, Renan e Jordão, Sambô, MC Boy do Charme, Lucyana e Ré Maior.

O produtor de eventos Cristian Tita afirma que gostou das festas, achou tudo muito organizado e não presenciou nenhuma briga. Para ele, a cidade é beneficiada com este tipo de evento porque ganha divulgação e também traz benefícios para os empresários que atuam nos ramos hoteleiro e de alimentação.

O empresário João Luiz Ambrósio diz que é totalmente a favor deste tipo de evento. Segundo ele, são milhares de pessoas consumindo em nossa cidade, restaurantes, drogarias, bares, vendedores ambulantes e hotéis. “Todas as pessoas precisam destes eventos que trazem benefícios para a população”, acrescenta.

Ainda segundo João, é vantajoso ter estas pessoas conhecendo nossa cidade e que futuramente podem ser investidores locais.

Com relação às críticas, sobre sujeira, barulho, etc, “na minha opinião, são de pessoas que pensam apenas em si mesmas e querem nossa cidade no silêncio, sem vida, sem diversão. Existem muitas pessoas que dependem de eventos como esses para sobreviver”, afirma o empresário.