Programa Centro de Referência nos Bairros começa a ouvir, nos CRAS, mulheres vítimas de violência doméstica em Araraquara
Fotógrafo: João Carlos
07/05/2014 - 02h12
A partir desta quinta-feira (8), o Centro de Referência da Mulher ‘Heleieth Saffioti’ dá início, em Araraquara, ao programa Centro de Referência nos Bairros, que visa descentralizar os serviços prestados no município em atenção à mulher, principalmente em casos de denúncias sobre violência doméstica.
Segundo a coordenadora executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Geani Marques Trevisóli, uma equipe técnica do Centro de Referência da Mulher, composta por advogado, psicóloga e atendentes, inicia o trabalho no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Maria Luiza.
Durante o mês de maio, além deste dia 8, nos dias 15, 22 e 29 os serviços de acolhimento, orientação e encaminhamentos, feitos a partir de denúncias livres de vítimas de violência doméstica, serão prestados, respectivamente, nos CRAS do Parque São Paulo, Parque das Hortênsias e Jardim São Rafael, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos bairros onde não existem CRAS o serviço será oferecido numa tenda instalada pela Prefeitura.
“Não serão atendidas somente vítimas de violência doméstica, mas toda a população feminina do bairro visitado que esteja necessitando de alguma orientação”, explica Geani.
A coordenadora destaca a importância da descentralização do Centro de Referência da Mulher já que muitas mulheres em situação de violência desconhecem este equipamento de proteção da rede pública, oferecido gratuitamente na cidade.
Cidadania
“O programa também visa sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre formas de prevenção à violência, seja física, moral, sexual, psicológica ou patrimonial, que permitem a prática dos direitos e deveres de cidadania”, acrescenta Geani.
As visitas e reuniões nos bairros também contemplarão mulheres não vítimas de violência doméstica, mas que apresentem dificuldades e conflitos na estrutura familiar.
“São situações geralmente provocadas por problemas de vulnerabilidade social, ausência de renda própria e de acesso aos serviços públicos”, enfatiza a coordenadora do Centro de Referência da Mulher.
Ainda segundo Geani Trevisóli, os bairros contemplados são designados por critérios que apresentam índices maiores de violência, ou por localização geográfica.
Serviço
O Centro de Referência da Mulher ‘Heleieth Saffioti’ atende na Avenida Benito Barbieri, número 1215, no Jardim Eldorado, próximo ao Centralizado da Prefeitura de Araraquara. Para mais informações, telefones 3334.2033 e 3333.6582 ou email mulheres@araraquara.sp.gov.br.
Cronograma de maio
Programa Centro de Referência nos Bairros
Sempre das 9h às 16h
08.05 - CRAS Jardim Maria Luiza
Avenida Alfeu Gonçalves Belchior, 75
15.05 - CRAS Parque São Paulo
Avenida Dr. Albert Einstein, 1144
22.05 - CRAS Parque das Hortênsias
Avenida Remo Frontarolli, 16
29.05 - Parque São Rafael
Local a ser definido