Aluno do Bela Vista ganha medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática

10/06/2011 - 04h14

Este é o 2º ano em que Leonardo Soares Moço recebe a premiação. Entrega da medalha será neste sábado (11), no Memorial da América Latina
FOTO: O futuro engenheiro agrônomo Leonardo Moço receberá a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado
Pela segunda vez consecutiva, o aluno do 9° ano da Escola Municipal do Campo “Herminio Pagotto”, Leonardo Soares Moço, receberá a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A entrega do prêmio será realizada neste sábado (11), no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação.
Em 2010, junto à honraria o estudante foi contemplado com a inserção em um Programa de Iniciação Científica da USP, em São Carlos, com duração de 10 meses. Segundo ele, a participação no curso auxiliou na etapa deste ano.
“Foi mais fácil fazer a prova porque tive aulas de aritmética, trigonometria, métodos de contagem, porcentagem, enfim, aprendi muita coisa que me ajudou na hora da avaliação”, explica o aluno, que começará nova etapa na USP, pelo desempenho na OBMEP.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), parabenizou o aluno. “Essa conquista é motivo de orgulho para toda a cidade. Leonardo é um exemplo de dedicação e empenho na busca pelos objetivos e também uma demonstração da qualidade da educação municipal, exigida pelo prefeito Marcelo Barbieri”, acrescentou Nino.

Amor pelo campo
Leonardo Soares Moço tem 14 anos e cursa o 9° ano do Ensino Fundamental na Escola do Campo “Hermínio Pagotto”, no Assentamento Bela Vista, onde vive com os pais. Toda a renda da família vem da agricultura.
“Desde criança, sempre gostei muito de lidar com a terra. Meus pais são agricultores e cresci mexendo com isso”, destaca Leonardo, que já sabe o que quer ser quando crescer: engenheiro agrônomo.
Depois da aula no ensino regular, Leonardo participa do Programa Jovem Aprendiz Rural, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, onde recebe aulas de ciências agrárias e aprende a “cuidar da terra”, por meio de atividades na horta da escola.
Para a diretora da EMEF, Adriana Morales Caraviere, o amor pela terra somado às oportunidades e conquistas do aluno trazem bons resultados.
“Ele superou o desafio de passar por duas fases de avaliações conquistando não apenas a medalha, mas também o prêmio de ser incluído num programa que vai lhe propor um ambiente estimulante, essencial para o aprofundamento na pesquisa e a qualificação do ensino de matemática. Com isso, ele também poderá vislumbrar novos horizontes e transformar seus sonhos em realidade”, falou Adriana.
"A dedicação do professor, o empenho do aluno e oportunidades oferecidas por instituições como esta dão ao aluno todo o suporte necessário para a revelação de talentos nas mais diversas áreas. Podemos acompanhar daqui a conquista de muitos prêmios, mas o mais precioso é o resgate da auto-estima dos educandos e o sucesso que nasce do querer e da dedicação deles", concluiu a diretora.