Abertura do evento no Teatro Municipal terá premiação dos artistas participantes
Fotógrafo: Sergio Pierri
08/05/2014 - 03h05
Território da Arte
As artes visuais e Candido Portinari são os destaques culturais em Araraquara. Na próxima quinta-feira (08) tem início a 12ª edição do Território da Arte de Araraquara. A cerimônia de abertura será realizada no Teatro Municipal, às 19h30, com entrada gratuita.
O Território da Arte é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e este ano apresenta como referência o legado artístico de Candido Portinari, pintor preocupado com a temática social e que alcançou fama internacional retratando a vida brasileira. Nesta edição, o conceito apresenta sua frase: “Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da arte”.
O secretário municipal da Cultura, Renato Haddad, lembra que a edição do Território traz como seu conceito central a obra de Cândido Portinari. “Foi um artista que utilizou sua arte para retratar questões sociais do Brasil e paradoxos da humanidade, sempre com exímia técnica e valorizando os elementos artísticos. Para isso contamos com uma importante parceria com o Museu Casa de Portinari, instalado na casa onde o artista viveu sua infância e juventude, em Brodowski”, aponta.
“Acreditamos que o tema nos traz uma oportunidade de refletir sobre a nossa realidade atual, o que condiz com o principal objetivo do Território, que é o de utilizar a arte como importante veículo de reflexão, de elaboração do pensar e do sentir”.
A programação de abertura conta com a premiação dos artistas participantes e a apresentação do espetáculo de dança contemporânea “Retirantes”, com os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira que trazem coreografias de Carlos Fonseca, inspiradas nas obras “Criança Morta” e “Retirantes”, de Portinari.
Uma das novidades do evento este ano é a criação do Territoriozinho da Arte, com a participação de 65 alunos e 65 obras, de 12 escolas municipais. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o Territoriozinho propõe releituras sobre Portinari. As obras dos pequenos artistas poderão ser conferidas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.
Assim, ao todo, o Território da Arte apresenta 138 participantes e 271 obras, em quatro espaços: Casa da Cultura, Teatro Municipal, Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva e Shopping Jaraguá. A mostra segue até 20 de junho.
Exposições – Na Casa da Cultura, além do Territoriozinho, o público pode conferir: obras acadêmicas de artistas convidados e selecionados; o Território Aberto - um espaço destinado a manifestações artísticas nas diferentes linguagens; e a Perspectiva Futura, mostra com artistas iniciantes e idade entre 16 e 25 anos.
No Teatro Municipal fica a exposição de Candido Portinari, com 14 reproduções das principais obras do artista, vindas do Museu Casa de Portinari. Também, as obras Contemporâneas e Modernas dos artistas convidados e selecionados podem ser apreciadas no hall do teatro.
A “Sala Especial Paulo Mascia”, com homenagem ao grande artista araraquarense, apresenta exposição de suas telas e textos no Palacete das Rosas.
Por fim, no Shopping Jaraguá acontece a exposição “Portinari, Vida e Obra”, com 25 banners que contam a história da vida e obra do artista, oriundos do Museu Casa de Portinari.
Palestras – O Ciclo de Palestras apresenta três atividades coordenadas pela Oficina Cultural Lélia Abramo. A primeira é o bate-papo “Brasil Contemporâneo: os caminhos da arte urbana e a riqueza cultural de nossa terra, com Jota Aracê, Marcelo Miúra e Ricardo Leão. A abordagem é sobre o processo de criação dos trabalhos apresentados no Território, em intervenção urbana, por Aracê e Miúra. O bate-papo acontece no dia 22 de maio (quinta), às 19 horas, na Casa da Cultura.
No dia 29 de maio (quinta), às 19 horas, no Teatro Municipal será apresentada a palestra “Curadoria artística: diálogos possíveis”, com Genny Abdelmalack. A proposta é debater e refletir sobre o papel do curador, a importância da transdisciplinaridade, do referencial teórico na produção artística e na organização da mostra – entre outros. Genny Abdelmalack, mestre em Artes pela ECA-USP, foi responsável pela implantação de projetos como Mapa Cultural Paulista e Revelando São Paulo.
Por fim, o workshop “Os seis chapéus da Arte Contemporânea”, com Oscar D’Ambrósio, acontece no dia 11 de junho, às 19 horas, no Teatro Municipal. Nele, pretende-se desenvolver um pensamento sobre as principais formas de pesquisa visual nas artes contemporânea.
Outros – A programação do Território também está no projeto Cinema em Série, com apoio da Best Video. Durante o mês de maio, às segundas-feiras, a programação apresenta filmes relacionados com o universo das artes: “Poucas Cinzas” (dia 05), “Lá de Brodowski” (12), “Modigliani: A Paixão Pela Vida” (19) e “Imaginário Portinari” (26).
As “Intervenções Urbanas” também fazem parte do Território, com os artistas Marcelo Miúra e Jota Aracê. O artista plástico Marcelo Miúra, acompanhado por alunos, iniciou a pintura de um painel no muro da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. A obra proposta por Miúra remete a quadros de grande importância na história da arte brasileira, trazendo os personagens dos quadros “O Mestiço” e “A Criança Morta”, de Cândido Portinari, assim como um fundo com cenas da obra “Guerra e Paz”.
O Território da Arte também conta com o talento do grafiteiro João Paulo Malara Capparelli - ou Jota Aracê – com um painel ao lado do Museu Ferroviário. A obra será realizada no sábado (10). Utilizando a arte urbana como meio de comunicação, Jota propõe uma reflexão sobre a estética urbana e a possibilidade de intervir de maneira pacífica na cidade.
O painel “As Cores de Pindorama” enfatiza o contato harmonioso entre o ser humano e a natureza, despertando a lembrança sobre as raízes do país. “Pindorama” – palavra derivado do tupi-guarani - significa “terra das palmeiras”, nome dado pelos índios brasileiros ao país, uma terra de florestas ricas em animais e cores. A proposta do artista Jota Aracê retrata animais característicos das florestas brasileiras em harmonia com o índio.
Vale destacar que o Território da Arte conta com o seguinte apoio: Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Museu Casa de Portinari da cidade de Brodoswki, Oficinas Culturais Lélia Abramo do Estado de São Paulo, Shopping Jaraguá, Business Class Viagens e Hot Sign Impressão Digital.