Maternidade tornou-se referência para Araraquara e região; investimentos marcam a nova fase do hospital
Fotógrafo: Sergio Pierri
09/05/2014 - 04h14
A Maternidade Gota de Leite comemora dois anos de funcionamento na próxima terça-feira (13). Após ser reaberta pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2012, foram realizados 8.469 atendimentos a pacientes de Araraquara e região e 3.234 crianças já nasceram no hospital.
Para festejar a data de um importante símbolo de Araraquara, uma programação especial foi montada para o próximo sábado (10) e domingo (11).
Às 16h de sábado será celebrada uma missa no próprio hospital, aberta à população, e no domingo, dia 11, será oferecido café da manhã e almoço especial para as pacientes internadas e será entregue um Kit para as mães que foi doado pela Pastoral da Saúde.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a Gota de Leite está cumprindo seu papel como hospital de referência. “A Gota de Leite é um símbolo da cidade e cumpre à risca sua proposta de humanização dos partos. Seu trabalho é de extrema importância e já foi reconhecido pelos Governos Federal e Estadual atraindo verbas para melhorar ainda mais seu atendimento”, falou o prefeito.
Para o secretário de Saúde, Wilson Aravechia, “A Gota é aprovada por 90% da população de Araraquara. Mantemos uma estrutura de maternidade pública que poucas cidades do país têm”, comentou o secretário.
“A Gota de Leite é um hospital sóbrio. Sua excelência é comprovada pelos investimentos que estão sendo realizados aqui para ampliar a capacidade de atendimento. O hospital virou motivo de orgulho para Araraquara”, falou o superintendente da Maternidade, Carlos Fernando Camargo.
Investimentos
Na última sexta-feira (2), o governador Geraldo Alckmin em visita a Araraquara anunciou a liberação de R$ 3 milhões para obras de adequação da Gota de Leite para a implantação da Rede Cegonha.
A verba será utilizada para a construção de leitos para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que serão destinados às crianças com quadro clínico intermediário entre UTI e enfermaria.
A Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento familiar e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (45 dias após o nascimento da criança), bem como assegurar às crianças o nascimento seguro e crescimento saudável.