Documentário sobre Araraquara estreia em São Paulo

Cine SESC: “templo do cinema” na capital recebe história da cidade

Fotógrafo: João Carlos
10/05/2014 - 04h17

Araraquara

A história de Araraquara foi levada a São Paulo capital, na última quinta-feira (08), com o lançamento do documentário “Araraquara – Memórias de uma Cidade”, do renomado diretor de cinema Renato Barbieri. O lançamento ocorreu no Cine SESC e contou com um coquetel para recepcionar os presentes. 

O prefeito Marcelo Barbieri, araraquarenses, amigos da cidade, equipe do filme, jornalistas, cineastas e interessados em geral acompanharam a exibição do longa metragem que em 74 minutos de duração conta sobre os eixos temáticos do processo de formação do município, assim como de sua identidade cultural. 

Renato agradeceu a presença do público e disse estar muito feliz com a exibição no Cine SESC. “Este é um cinema especialíssimo, é um templo do cinema aqui em São Paulo e estou muito orgulhoso de projetar a história de Araraquara nessa grande tela”. 

Segundo o diretor, “foi um desafio fazer o filme. Eu já havia feito filmes sobre cidades: dois sobre Brasília (“A Invenção de Brasília” e “As Idades de Brasília”), fiz sobre Salvador e Recife também (“Cidades Inventadas”, para o History Channel). Vejo que não poderia ter começado por Araraquara. Precisava ter passado por essas outras jornadas, porque fazer um filme sobre a própria cidade é bastante desafiante, é muita emoção. As emoções da infância - e de tudo – vêm à tona! Então foi muito especial ter realizado o filme, assim como é lançá-lo aqui, em São Paulo, hoje”. 

O prefeito Marcelo Barbieri ficou muito satisfeito com a recepção. “É muito importante termos a história da nossa cidade registrada no cinema. São poucas as cidades que contam com essa ferramenta. A participação de Pedro José Neto na fundação da cidade e como ocorreu a chacina dos Brito marcou profundamente o imaginário local e ver essa história nas telonas é um presente não só para os araraquarenses, mas para todos que apreciam uma boa história, um bom roteiro. Só tenho a agradecer ao talento do Renato e sua equipe”.

Equipe - Renato chamou a equipe presente – Carlos Zalasik (diretor de fotografia de referência internacional), Weber Fonseca (ator que interpreta Pedro José Neto, e produtor de elenco), Ricardo Antunes (figurinista) e Tadeu Queiroz (assessor de imprensa e figurante). “Cinema é uma arte coletiva, é uma orquestra onde o diretor é o regente. Foi um grande prazer trabalhar com essa equipe”, elogiou. “O Weber encarna o Pedro José Neto. Ele é ator e produtor cultural e quando o vi, achei que ele tinha ‘o astral’ do Neto, tinha a inocência rústica que eu imaginava nele”, disse. 

Weber conta que ficou muito satisfeito em ver o documentário numa sala tão especial quanto o Cine SESC. “E que esta exibição abra a porta para uma temporada do filme aqui em São Paulo. Afinal, o documentário não versa somente sobre Araraquara. Contando nossa história, o Renato está contando uma história comum a muitas outras cidades do estado de São Paulo. E que justifica o lugar que o estado ocupa - hoje - na política do país”. 

Renato também agradeceu a parceria com Zalasik, com quem realiza seu terceiro trabalho na direção de fotografia. A parceria foi iniciada com o premiado Atlântico Negro - na Rota dos Orixás, e seguiu com o documentário Felix Varela, cine-biografia do ilustre cubano filmada em Cuba, Estados Unidos e Espanha. 

Renato agradeceu ao apoio que teve para realização do filme. Agradeceu ao patrocínio master da Cutrale, assim como da Lupo, Iesa e Grupo Sol-Panamby, além do apoio cultural do Sesc e Uniara e do apoio institucional da Prefeitura de Araraquara. 

Ao final da sessão a atmosfera era de alegria e otimismo, pois os presentes ficaram realmente satisfeitos com o resultado. O diretor também estava feliz com o resultado, conforme declarou: “a projeção foi muito boa, impecável em som e imagem, e só tenho a agradecer o carinho e profissionalismo com que a equipe do Cine SESC nos acolheu. O empenho de nossos patrocinadores, apoiadores e de cada um de nossa equipe valeu mesmo!”, e concluiu: “estou com a agradável sensação de missão cumprida.” 

Araraquara - Vale lembrar que em maio, o documentário está em exibição em Araraquara, gratuitamente. O filme está sendo apresentado no MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari. As exibições acontecem diariamente, de segunda à sexta-feira, em duas sessões: às 10 e 15 horas. Cada sessão é destinada a um público de até 15 pessoas, sendo os convites distribuídos uma hora antes da sessão. A classificação etária é de 12 anos. 

Ainda, durante todo o mês o público pode conferir a mostra das fotografias still do documentário, realizadas pela fotógrafa Kris Tavares. As fotos still retratam tanto o making of como as cenas do filme. 

O documentário “Araraquara – Memórias de uma Cidade” foi lançado oficialmente no dia 28 de novembro do ano passado e permaneceu em cartaz, em dezembro, no Cine Lupo e no Cine Jaraguá, em Araraquara. O filme, em março, também já estreou em Brasília. Aclamado pelo público, o documentário comoveu e agradou pela beleza e sutileza que foi conduzida a História da Morada do Sol. Renato tem interesse em colocar o filme em cartaz novamente nos cinemas de Araraquara por ocasião do aniversário da cidade, nas semanas próximas ao 22 de agosto desse ano. 

Aos interessados, o DVD do documentário, em Araraquara, está disponível na Livraria Nobel, localiza à Av. Bento de Abreu, nº 1023.