13/05/2014 - 03h28
Uma parceria da Secretaria Municipal da Agricultura envolvendo a Uniara (Centro Universitário de Araraquara), Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de SP) e Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) realiza nesta terça-feira (13), a partir das 14h, na área comunitária do Assentamento Monte Alegre IV, o ‘Projeto Composto’.
No chamado Dia de campo com o tema compostagem, pequenos produtores rurais, principalmente assentados do Monte Alegre, receberão instruções do prof.dr. João Galbiatti, da Uniara, sobre como transformar aparatos de árvores ou jardins em adubos ou energia.
Segundo a coordenadora executiva de Agricultura e Agroindústria (órgão da Secretaria Municipal da Agricultura), Marimar Guidorzi, a proposta de transformar os resíduos de árvores e jardins em compostos biológicos é melhorar a produtividade no campo.
“A técnica é simples e a produção fácil, sem necessidade de grandes investimentos financeiros. Por outro lado, contribuímos com o aproveitamento do resíduo do município”, diz a coordenadora de Agricultura e Agroindústria.
Ainda de acordo com Marimar, cerca de 50 produtores rurais assentados devem receber as instruções do professor Galbiatti nesta terça. O projeto de transformação de restos de podas de árvores e jardins em adubo para a fertilização de terras de plantio de alimentos é considerado pioneiro em Araraquara.