15/05/2014 - 03h18
Saúde
O prefeito Marcelo Barbieri entrega nesta sexta-feira (16), às 9h, em Araraquara, a quarta unidade de saúde construída por meio de convênio com o Ministério da Saúde. Localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, esquina com a Avenida Paulo da Silveira Ferraz, na Vila Xavier, e com 306,93 metros quadrados de área construída, a nova unidade abrigará o Centro Municipal de Saúde ‘João Vitor Nascimento Mauricio’.
Segundo o prefeito, a nova sede, que atende a uma demanda do Orçamento e Participação para Todos, está bem localizada e significa um grande avanço na qualidade dos serviços que serão prestados à população daquela região da cidade.
“Com a mudança para o novo prédio, o público e os funcionários terão mais conforto e o atendimento será feito ainda com mais qualidade”, acrescenta Marcelo.
Com investimento de R$ 588,2 mil, entre recursos federal e municipal, o novo CMS possui, no prédio principal, dois consultórios médicos, dois odontológicos e um ginecológico, além de salas de curativo, inalação, coleta para exames, vacinas e depósito, espaços para farmácia, arquivo e recepção, corredores de circulação e sanitários.
Na área externa há estacionamento para veículos dos funcionários, abrigos para lixo comum e contaminado, reservatórios para gás (GLP), passarelas com piso intertravado e paisagismo.
Mais unidades
Somente neste ano, a Prefeitura já entregou três unidades básicas de saúde pelo convênio com o Governo Federal, sendo uma no Jardim Paraíso, outra no Jardim Brasília e a terceira no Aldaberto Roxo.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, a unidade de saúde do Jardim Altos de Pinheiros, a quinta pelo convênio federal, segue em fase de acabamento e deverá ser entregue em breve.
Patrono
O patrono do CMS da Vila Xavier, João Vitor do Nascimento Mauricio, era morador do bairro. Falecido aos oito anos de idade, vítima de leucemia, era tido como uma criança responsável e cativante. Ele dizia que queria ser prefeito de Araraquara, bombeiro ou mesmo funcionário da Prefeitura como o pai, Moisés Maurício. A homenagem foi proposta pelo vereador Elias Chediek.