Jornalista Rodrigo Viana lança livro em Araraquara

Fotógrafo: Sergio Pierri
23/05/2014 - 03h01

Rodrigo Viana

O jornalista Rodrigo Vianna lançou na noite de quarta-feira (21), na Livraria Nobel, em Araraquara, ‘A Bola e o Verbo’, obra adaptada de sua tese de mestrado em literatura pela Unesp, concluída em 2008. 

O livro, editado pela Summus, é resultado de uma análise de 13 crônicas sobre o futebol envolvendo figuras conhecidas do grande público, como Garrincha, Pelé, além da seleção brasileira e até a Ferroviária, escritas por diversos cronistas contemporâneos. 

Com prefácio de Juca Kfouri e apresentação de Ignácio de Loyola Brandão, o livro conta ainda com o endosso de Roberto Cabrini e Alberto Dines.  

Rodrigo nasceu em Ilha Solteira (SP), mas passou grande parte de sua vida em Araraquara, antes de seguir para grandes centros, como São Paulo, e atuar na mídia esportiva. 

Durante o lançamento, o jornalista destacou a importância de Araraquara, que possui grandes nomes de referência nacional, inclusive na área de esportes, e o carinho que nutre pela cidade. Rodrigo dedicou o lançamento do livro a seu pai, Job Siqueira Viana, falecido no final de 2013, em Araraquara. 

Diversas autoridades, amigos, jornalistas e personalidades do meio esportivo compareceram ao lançamento. O prefeito Marcelo Barbieri foi representando pela secretária de Comunicação Fernanda Stella Cavicchia. 

Sobre a obra, a Editora Summus afirma, em resumo, que em ‘A bola e o Verbo’ Rodrigo Viana entrelaça três temas bastante caros aos brasileiros: literatura, futebol e jornalismo. 

Analisando crônicas de mestres como Mário de Andrade, Lima Barreto, José Roberto Torero e João Saldanha, o autor mostra como a crônica de futebol se instalou na imprensa brasileira e os desdobramentos desse movimento para a literatura e o jornalismo.