23/05/2014 - 03h05
Documentário
O longa-metragem “Araraquara – Memórias de uma Cidade” chegou às mãos da presidente Dilma Rousseff nesta semana, durante encontro do prefeito Marcelo Barbieri com ela na Embraer.
Segundo Marcelo, a intenção é que Dilma conheça mais sobre Araraquara, que é uma das poucas cidades do País que possui um documentário sobre sua história. “Araraquara – Memórias de uma Cidade”, de Renato Barbieri, é o primeiro longa-metragem que trata sobre a história da cidade. O filme foi lançado em novembro do ano passado em Araraquara, além de ter sido lançado em Brasília e no Cine-SESC (São Paulo).
O documentário narra a história de Araraquara tendo como eixos temáticos o processo de formação do município e de sua identidade cultural. Diversos entrevistados, entre historiadores, jornalistas e personalidades da cultura, pontuam o documentário: Ignácio de Loyola Brandão, Beto Caloni, Anna Maria Martinez Corrêa, Teresa Telarolli, Kiko Lopes, Alvaro Rizzoli, Geraldo Godoy, Ivo Dall’Acqua, Daniel Amadeu Martins Filho e Zé Celso Martinez Corrêa - entre outros.