Fotógrafo: João Carlos
24/05/2014 - 04h21
A convite do SEBRAE-Araraquara (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo), na manhã desta sexta (23), duas profissionais da Secretaria Municipal da Articulação Institucional e Participação Popular participaram da roda de conversa “Entre Mulheres”: Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Geani Marques do Nascimento Trevisoli, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.
Além das profissionais da Prefeitura, a roda também contou com a participação de outras mulheres empreendedoras do município: Dagmar Bizzinoto, Emilia Matsuda, Teresa Smirne e Tânia Ribeiro. A mediação foi da apresentadora Edi Frediani e o evento contou com a presença da vereadora Edna Martins.
A atividade foi voltada para valorização das empreendedoras do município que falaram de suas experiências nas áreas que atuam. O público foi formado apenas por mulheres.
Alessandra lembra que sua participação está ligada ao empreendedorismo social, como coordenadora do Centro de Referência Afro Mestre Jorge. “A empreendedora social está a frente de grandes espaços e busca incentivar outras pessoas a motivarem o meio em que vivem”, resumiu, explicando que por meio do Centro Afro, o trabalho e a produção são incentivados e estimulados.
Para ela o evento foi bastante interessante, já que a troca de experiências com mulheres de setores diversificados foi produtiva. “Foi um evento que abordou a auto-estima da mulher e também o potencial de cada uma, comentando sobre a força que temos no comando dos espaços que atuamos. É muito bom compartilhar a experiência de vida”, disse a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial.
Geani – que além de trabalhar no governo, também é empresária e advoga – concorda com Alessandra. “Foi uma experiência produtiva, pois foi uma conversa aberta envolvendo um bate-papo com a platéia. Falamos sobre a nossa trajetória de vida e como chegamos onde estamos”, conta. “Abordamos o empreendedorismo, as conquistas e lutas travadas. Todas nós temos uma trajetória e, muitas vezes, ela não é fácil. É assim que vamos caminhando”, finalizou a coordenadora de Políticas para as Mulheres.
Após as explanações, foi apresentada a Drª Maria Anselma Coscrato dos Santos – finalista do prêmio “Mulher de Negócios 2010”.