Prefeitura capacita novos guardas para o uso de armas não letais

24/05/2014 - 04h23

Guarda Municipal

A Prefeitura de Araraquara ofereceu um curso de capacitação para guardas civis municipais, nos dias 19 e 20 de maio, para a utilização de sparks (armas não letais), que irão auxiliar nas funções de preservação e segurança. O curso foi ministrado no auditório da Guarda Municipal para 32 agentes. Ao todo são 67 agentes capacitados para utilizar as 25 sparks, em forma de revezamento conforme turnos de trabalho. 

O curso de formação é obrigatório por exigência do Exército Brasileiro. “Só quem passou pelo curso está habilitado a usar. Essa exigência dá mais segurança à população”, explicou  coordenador  da Guarda Civil Marcos Roberto da Silva. 

Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Marcelo Barbieri à Guarda Municipal no ano passado, fruto de uma parceria com o governo Federal. 

As armas de choque têm como principais características: mira a laser; alcance de até 10 metros; dispositivo de dupla ação, que evita acionamento acidental; cartucho com trava de proteção; corte automático da corrente após 5 segundos do momento do disparo, o que dificulta a ocorrência de choques prolongados de forma involuntária; e liberação de 40% menos energia em relação às armas importadas, o suficiente para incapacitar temporariamente um indivíduo e com muito mais segurança.