CRAS Hortênsias recebeu palestra sobre identidade de gêneros

Fotógrafo: João Carlos
28/05/2014 - 05h05

Na manhã desta terça (27), a Assessoria Especial de Políticas Públicas para Diversidade Sexual da Prefeitura de Araraquara participou de uma palestra no CRAS Hortênsias, com o tema “Identidade de Gêneros”.

O gestor municipal de Políticas Públicas da Assessoria, Paulo Sérgio Tetti, acompanhado pela Miss Transex 2014 de Araraquara, Vanessa Lautenschlager, abordou questões como: transexualidade e hormonioterapia, além de falar sobre os tratamentos para homens e mulheres trans.

“Muitos não sabem a diferença entre travestis e transexuais, por isso a necessidade de explicitarmos o tema”, explicou Tetti. “Por isso a Vanessa me acompanhou: para eles conhecerem uma mulher trans e seu depoimento”.

De acordo com o gestor, uma questão bastante debatida disse respeito a heteronormatividade. “Ou seja: são as regras impostas pela sociedade que chegam a levar a homofobia”.

Ainda, Tetti contou sobre o trabalho realizado em Araraquara por meio da gestão pública para diversidade e abordou a Lei 8055/13, que regulamenta o uso do nome social a travestis e transexuais nos serviços públicos. Também destacou que Araraquara conta com o telefone do “Denuncie Homofobia”, para o enfrentamento da violência contra a população LGBT, com a realização de denúncias. O número deste disque-denúncia é o (16) 99751-3567. A ligação está disponível 24 horas por dia, sendo a identidade do denunciante mantida em sigilo.

A participação da Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria da Articulação Institucional e da Participação Popular. O objetivo é levar informações a um público variado.