29/05/2014 - 03h46
Entre os dias 2 e 5 de junho, Araraquara realizará a 1ª Semana do Desenvolvimento e Cidadania Rural, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, e diversos parceiros - Uniara, Unesp, Sebrae, Sesi, Senar CATI, Faesp, Sindicato Rural, Itesp, IBS, AEQ, Ecodaterra, Bia-Baldan, Valtra-Comper, Iveco-Rodonaves e Almeida Equipamentos.
Objetivando levar informações e conhecimentos técnicos a produtores rurais do município, inclusive assentados, o evento terá uma série de atividades durante os cinco dias, como palestras temáticas e ações sociais e de cidadania, em vários locais diferentes do município.
A solenidade de abertura, incluindo palestra, ocorrerá no auditório da Uniara na unidade da Via Expressa (em frente ao Poupatempo). Dos dias 3 a 5 de junho, serão realizadas várias palestras técnicas e outras atividades, nos espaços 1, 2 e 3 do Ibiotec Uniara, localizado na Estrada Graciano R. Affonso (KM 4,35), e também no distrito de Bueno de Andrada e nos assentamentos Monte Alegre e Bela Vista.
Em Bueno e nos assentamentos rurais, a unidade móvel do Sebrae-SP prestará uma série de serviços de interesse do setor rural. Também haverá medição de pressão arterial, exames de glicemia, emissão de carteiras de trabalho e orientações sobre cultivos, envolvendo, respectivamente, as secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, além da apresentação de projetos esportivos (via Fundesport) e ações do Sesi e Unesp.
Ainda na abertura da 1ª Semana do Desenvolvimento e Cidadania Rural, o prefeito Marcelo Barbieri dará posse ao Conselho de Desenvolvimento Rural de Araraquara e fará o lançamento da Rede de Apoio ao Agronegócio de Araraquara e Região (criada em abril) e da Rede Agroecológica Centro Paulista.
Para o secretario municipal de Agricultura, Fernando Guzzi, a semana irá proporcionar conhecimento para os produtores sobre novas tecnologias. “É um incentivo para desenvolvimento rural e um conhecimento novo para os produtores”, acrescenta Guzzi.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-6161.