Fotógrafo: João Pires/LBF
11/06/2011 - 02h03
O Hemonúcleo Regional de Araraquara da UNESP está precisando urgentemente de doadores para não faltar sangue para pacientes dos hospitais de Araraquara e Região.
A Assistente Social do Hemonúcleo, Cristina Gibran Di Nardo, informou que a necessidade de transfusões de sangue tem aumentado muito devido a acidentes, cirurgias, hemorragias gástricas, pacientes com diversos tipos de câncer, urgências, entre outras emergências.
"Solicitamos à população que venha doar sangue, pois, infelizmente não existe outra forma de conseguir sangue, senão, contando com as pessoas fazendo este ato de solidariedade e cidadania", disse.
Cristina disse que estão necessitando de todos os tipos sanguíneos, só que com urgência estão pedindo doadores dos tipos (O) Positivo, (O) Negativo e (A) Positivo.
Para doação a pessoa deve apresentar carteira de identidade (RG),ou carteira de habilitação (CNH), ou carteira profissional, ter de 18 a 65 anos, pesar mais de 50kg, estar bem de saúde e comunicar se está tomando medicamento, não estar em jejum, não comer alimentos gordurosos (carne gorda, feijoada, ovo, maionese, fritura), não fumar 01 hora antes e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e após o almoço aguardar 03 horas para doar sangue.
O atendimento para doação de sangue é de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h ou aos sábados das 08h às 12h. O Hemonúcleo Regional de Araraquara fica anexo a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara – UNESP que fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro, entrada pela lateral. Telefone para contato e informações é (16) 3301.6102.