Cidade debate violência contra crianças e adolescentes

Evento realizado no Centro de Convenção ressalta programas da rede municipal de proteção, que envolve diversas instituições

Fotógrafo: Sergio Pierri
30/05/2014 - 00h05

Violência

Atores sociais do combate à violência contra crianças e adolescentes e lideranças políticas de Araraquara debateram o combate à violência contra crianças e adolescentes na manhã dessa quinta-feira (29), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. O encontro foi realizado pelo Creas Girassóis, ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social, órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 

O evento, que marca o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, contou com as presenças do prefeito Marcelo Barbieri; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; e dos secretários municipais José Carlos Porsani (Assistência e Desenvolvimento Social) e Nino Mengatti (Governo). 

Também participaram os vereadores Edna Martins e Elias Chediek; a promotora de Justiça da Infância, Juventude e Idoso, Noemi Correa; a coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano; o 1º tenente do 13º Batalhão da Polícia Militar, Rogério da Silva Julio; e a gestora do Creas Girassóis, Maria José Oliveira Moraes, entre outros agentes sociais, representantes do governo e da comunidade. 

Para o prefeito Marcelo, debater a violência contra a criança neste momento tem um significado especial em Araraquara e em todo o País. “Principalmente porque o Brasil está no centro das atenções em âmbito internacional, pela realização da Copa do Mundo de futebol, entre junho e julho, e pela lei aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, que torna crime hediondo a exploração sexual contra crianças e adolescentes”, enfatizou. 

Ações conjuntas 

Marcelo também ressaltou o trabalho conjunto realizado no município, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a imprensa, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “É preciso avançar cada vez mais nas ações, inclusive contra a exploração do trabalho infantil”; acrescentou o prefeito, que ressaltou ainda as ações da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, já reconhecida nacionalmente. 

Para a vereadora Edna Martins, “é uma questão fundamental combater todo tipo de violência doméstica, mas principalmente contra a criança e o adolescente”. 

Também o secretário José Carlos Porsani destacou o trabalho dos órgãos públicos do município que formam a rede de proteção social contra vítimas de violência, principalmente crianças e adolescentes. O secretário ainda ressaltou a importância do Disque Denúncia (número 100), que auxilia nas ações de combate na cidade. 

O combate à violência contra crianças e adolescentes é voltado a técnicos das áreas de Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte e Cultura, além de integrantes da rede socioassistencial. Durante o evento, foi exibido o clipe ‘Infância Roubada’, com a dupla Dani e Danilo e atores, e ministradas duas palestras temáticas. 

Programação 

Na primeira palestra, a psicóloga, especialista em violência doméstica com aprimoramento em delinquência juvenil, pedagoga com habilitação em orientação escolar e administração e coordenadora do Creas III em Ribeirão Preto, Marilda Cardozo de Almeida Lara, debateu o tema ‘Experiências de uma intervenção em rede’. 

O outro palestrante, Augusto Caccia-Bava Junior, graduado em Ciências Políticas e Sociais, mestre em Ciências Sociais e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, além de professor-assistente doutor junto ao Departamento de Sociologia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp de Araraquara, debateu o tema “Violência, prevenir ou combater’. 

Políticas públicas 

A equipe técnica do Creas Girassóis passa por constantes capacitações no aprimoramento em atenção dispensada às famílias vítimas de violência. O destaque na cidade é a união de toda a rede socioassistencial, cujas políticas públicas atuam na conscientização e no combate à violência. 

Também são destaques da gestão do prefeito Marcelo Barbieri a criação do Gabinete de Gestão Integrada; a restrição ao acesso de conteúdos ilegais, como sites de pedofilia, racismo ou que incitem a violência, no programa Internet Para Todos; o lançamento do guia de prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes; e o Grupo Elo, criado em parceria com o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude.