Fotógrafo: João Carlos
30/05/2014 - 00h13
A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara e o Centro de Referência Afro Mestre Jorge receberam, na manhã do último dia 27, a visita do vereador Cláudio Gonçalves (Macalé), de Brotas, acompanhado pela secretária municipal de Ação Social, Cláudia Barreto Salviatto, e do assessor Germano Aparecido Frutuozo.
A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, Alessandra de Cássia Laurindo, recepcionou o grupo que veio conhecer a experiência da cidade com o Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).
Há um ano o vereador Macalé esteve em Araraquara e conheceu o modelo de gestão proposto pela Coordenadoria de Araraquara, a fim de levar as experiências para Brotas. O resultado da visita foi produtivo: Brotas deve, a partir de julho, contar com um órgão público destinado à promoção da igualdade racial.
Na visita de hoje, o grupo veio conhecer o Comcedir a fim de também levar a experiência de Araraquara para o município. A conversa foi realizada na Casa dos Conselhos, onde a secretária de Articulação Institucional e Participação Popular, Silvia Brunetti, recebeu os convidados e também apresentou a proposta da Casas dos Conselhos.
Vale destacar que Araraquara ainda é a única cidade da região que possui uma Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e, por isto, é referência para toda a região. Araraquarafoi uma das primeiras a assinar o convênio para o programa “São Paulo Contra o Racismo”, que prevê a aplicação de penalidades administrativas pela prática de atos de discriminação racial.
“Nosso trabalho visa eliminar toda forma de discriminação e punir devidamente os agressores, pois é impossível admitir que ainda se tenha qualquer tipo de intolerância e preconceito. O racismo necessita ser combatido severamente”, defendeu Alessandra.